Caderno de proposições artísticas sobre artistas negras brasileiras: opção de material de apoio a uma pedagogia decolonial
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este produto educacional foi pensado para apoiar aulas de Artes Visuais para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental oferecendo uma abordagem decolonial por meio de uma visão insubmissa e feminista. Foi criado a partir de vazios percebidos em minha história pessoal e acadêmica. O maior vazio que senti foi o da ausência de artistas negras nas salas de aula, no conteúdo e nos materiais didáticos. Buscando efetivar a aplicabilidade da lei 10.639é que surge o recorte no tema, fechando o foco em artistas brasileiras que se expressam por meio de linguagens artísticas. A proposta deste trabalho é oferecer uma opção de material de apoio à preparação de aulas sobre artistas brasileiras negras nas salas de aula das escolas públicas do Rio de Janeiro. As proposições artísticas que compõem este caderno podem ser usados em sequência ou isoladamente, eles seguem a mesma estrutura com informações pessoais e profissionais das artistas e uma proposta de atividade. Todas as sugestões podem e devem ser adaptadas para utilização em outros espaços, com outros recursos ou outro público alvo de acordo com a necessidade. A lista das artistas selecionadas precisou ser repensada diversas vezes para caber neste formato de produto educacional, muitos nomes ficaram de fora, o que torna este trabalho parte de uma busca coletiva e incansável.
Abstract
This educational product was designed to support Fine Arts classes for students in the Final Years of Elementary School by offering a decolonial approach through an insubmissive and feminist vision. It was created from the empty spaces perceived through my personal and academic history. The biggest vacuum I felt was the absence of black artists in the classroom, in the content, and in the didactic materials. In an attempt to solve this absence, I decided to focus on Brazilian artists who express themselves through artistic languages. The purpose of this work is to offer an option of support material for the preparation of lessons about black Brazilian artists in the classrooms for public schools in Rio de Janeiro. The lesson plans that make up this collection can be used in sequence or separately, they follow the same structure with personal and professional information about the artists and a proposed activity. All suggestions can and should be adapted for use in other spaces, with other resources or another target audience according to the need. The list of selected artists had to be reconsidered several times to fit this proposal, and many names were left out, which makes this work part of a collective and tireless search.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Arte negra, Arte negra - Brasil, Educação decolonial, Caderno de artista
Citação
CALDEIRA, Larissa Nunes. Caderno de proposições artísticas sobre artistas negras brasileiras: opção de material de apoio a uma pedagogia decolonial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




