Altas habilidades ou superdotação na formação docente: contribuições de um curso de formação continuada para professores em AHSD no Colégio Pedro II

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa está inserida na temática da Educação Inclusiva e trabalha com o seguinte problema: um curso de formação continuada em Altas Habilidades ou Superdotação pode contribuir para a diminuição da lacuna entre o conhecimento de professores a respeito deste tema e a sua prática educacional? Para responder à questão traçou-se como objetivo geral aplicar um curso de formação na área de Altas Habilidades ou Superdotação, na modalidade virtual, para professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência os cursos de formação oferecidos pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. Como objetivos específicos, foram elencados: apresentar, com base no referencial teórico da pesquisa, o conceito de Altas Habilidades ou Superdotação e de Inteligência; aplicar um curso de formação para professores em Altas Habilidades ou Superdotação; investigar as concepções dos professores participantes a respeito do tema, antes e após a participação no referido curso. A motivação para a pesquisa nasceu da experiência da professora pesquisadora, enquanto aluna do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, por meio do qual obteve o primeiro contato com a temática. Como referenciais, serão trazidos dados históricos sobre a Educação Especial no Brasil e sobre a inclusão de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, obtidos em Leis e documentos oficiais. Serão abordados os conceitos de Inteligência (Gardner, 1995) e Altas Habilidades (Renzulli, 1976) em diálogo com os estudos de Winner (1998); Alencar (2001); Perez (2003); Delou (2006; 2007); Virgolim (2019). Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de desenvolvimento ou Design Basic Research, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários, fóruns e depoimentos orais. O público-alvo foi constituído por professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Colégio Pedro II, professores residentes da mesma Instituição e demais professores que participaram do curso de formação em Altas Habilidades ou Superdotação, que se constitui como produto educacional do presente estudo. Os resultados mostram que a participação no curso de formação aproximou os professores da temática das Altas Habilidades ou Superdotação, promoveu a clarificação de conceitos e a desconstrução de mitos, e apontam, ainda, para a importância e necessidade de serem oferecidas formações semelhantes na área, a fim de promover conhecimentos ainda mais aprofundados aos profissionais da educação. Esta pesquisa recebeu anuência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Sua realização foi autorizada pela Plataforma Brasil sob o Parecer Nº 5.880.611.

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Educação inclusiva, Superdotados, Formação continuada

Citação

MOURA, Cassiane Gama Cruz de. Altas habilidades ou superdotação na formação docente: contribuições de um curso de formação continuada para professores em AHSD no Colégio Pedro II. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0