Altas habilidades ou superdotação: identificação e atendimento escolar: (in)formação para professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado denominada “Altas Habilidades ou Superdotação na formação docente: perspectivas de professores participantes de um curso de formação em Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) no Colégio Pedro II. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II e teve como objetivo, oferecer um curso para professores internos e externos à Instituição, com abordagem acerca da conceituação das AHSD, identificação e atendimento educacional de estudantes com AHSD. O curso foi ministrado de forma virtual, com aulas síncronas e atividades assíncronas realizadas por meio da plataforma Moodle. A pesquisa teve cunho qualitativo e quantitativo e a construção e aplicação do produto ocorreram com a participação dos sujeitos, caracterizando-se como uma Pesquisa de Design Educacional. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e encontram-se na dissertação. Este material apresenta sinteticamente o referencial teórico utilizado para a construção do curso de formação (RENZULLI, 1982, 1990; GARDNER, 1995; WINNER, 1999; ALENCAR, 2001; PEREZ, 2003; DELOU, 2007; VIRGOLIM, 2014, 2019), relata sua aplicação e apresenta elementos como sua ementa, seu processo de elaboração, materiais complementares utilizados e organização das aulas. Sua construção e divulgação tem por objetivo estimular a reaplicação do curso por outros professores e pesquisadores, além de sugerir caminhos para o seu aprimoramento e adaptação aos mais diferentes contextos.

Descrição

63 p.
Bibliografia: p. 60-63

Palavras-chave

Educação especial, Educação inclusiva, Superdotados, Formação continuada

Citação

MOURA, Cassiane Gama Cruz de; MATTOS, Francisco Roberto Pinto. Altas habilidades ou superdotação: identificação e atendimento escolar : (in)formação para professores. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0