Uma perspectiva prosódica, sintática, discursiva e estilística para o ensino dos sinais de pontuação nas aulas de língua materna
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A estrutura fonomorfossintática da Língua Portuguesa não se circunscreve apenas sob os aspectos fonético, morfológico e sintático, uma vez que as interações sociais são responsáveis por produzir sentido tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita da língua. Dentre os vários elementos que compõem a estrutura linguística do Português, interessam-nos os sinais de pontuação, pois esses elementos da língua escrita são ferramentas essenciais para a compreensão e a produção de textos escritos, o que pressupõe que a formação do sujeito letrado perpassa pela aquisição e domínio de tal conhecimento linguístico. Diante disso, realizou-se um levantamento bibliográfico a fim de conhecer as produções acadêmicas sobre o tema e, consequentemente, conhecer mais acerca do objeto de estudo. Após a pesquisa, constatou-se que os trabalhos sobre ensino dos sinais de pontuação ou partiam de um gênero ou de um aspecto relativo a esse item. Sendo assim, decidiu-se por pesquisar os aspectos sintático, prosódico, discursivo e estilístico desses recursos notacionais, de modo que o objetivo geral consiste em apresentar aos professores um material que os auxilie em sua prática pedagógica com o propósito de desenvolver a competência comunicativa do educando a partir da aprendizagem dos sinais de pontuação, com vistas à reflexão do emprego gramatical, discursivo e estilístico desses recursos nos diversos gêneros e registros linguísticos. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende: revisar o emprego dos dois pontos, do ponto de exclamação, do ponto de interrogação, das aspas, das reticências e do travessão sob a luz da gramática prescritiva; verificar o emprego desses sinais como estratégia discursiva, coesiva e estilística e elaborar um Produto Educacional a partir de uma sequência didática. Com base na pesquisa-ação, foi desenvolvido um Produto Educacional para que o professor proponha práticas de leitura e análise linguística que consideram a língua escrita nos registros culto e coloquial e privilegiem o emprego dos sinais de pontuação, com vistas a considerar o uso e os efeitos de sentido desses recursos no desenvolvimento da competência comunicativa. Como público-alvo, optou-se pelo 1º ano do Ensino Médio, pois pressupõe-se que esses alunos já tenham tido acesso a esses sinais durante o Ensino Fundamental. Desse modo, espera-se que o material elaborado auxilie o estudante a adquirir a capacidade de se expressar com clareza no registro exigido pela situação em que se encontre, de maneira que tenha condições necessárias de dar prosseguimento aos estudos − na área acadêmica ou técnica, e de ingressar nas atividades profissionais.
Abstract
The phonomorphosyntactic structure of the Portuguese language is not limited to this aspect alone, since social interactions are responsible for producing meaning in both the oral and written forms of the language. Among the various elements that make up the linguistic structure of Portuguese, we are interested in punctuation marks, because, although they are elements of the written language, they are essential tools for understanding and producing oral and written texts, which means that the formation of the literate subject involves the acquisition and the mastery of such linguistic knowledge. In view of of the above, a bibliographical survey was done in order to investigate the academic productions on the topic and, consequently, learn more about the object of study. After the research, it was noticed that papers on teaching punctuation marks started either from a genre or from an aspect related to that item. Therefore, it was decided to research the syntactic, discursive and stylistic aspects of these notational resources, so that the general objective is to help students develop communicative competence through learning punctuation marks, so that they can reflect on the grammatical, discursive and stylistic use of these resources in different genres and linguistic registers. As specific objectives, the research aims to review the use of colons, exclamation marks, question marks, quotation marks, ellipses and dashes in the light of prescriptive grammar; verify the use of these signs as a discursive, cohesive and stylistic strategy and develop an educational product based on a didactic sequence. Based on action-research, an educational product was developed so that the teacher will propose reading and linguistic analysis practices that encompass the written language in cultural and colloquial registers and highlight the use of punctuation marks, to consider the use and meaning effects of these resources on the development of communicative competence. As target audience, we chose the 1st year of high school, as it is assumed that such students have already had access to those signs at elementary school. This way, it is expected that the material prepared will help them acquire the ability to express themselves clearly in the register required by the situation in which they find themselves, so that they have the necessary conditions to go on with their studies − in the academic or technical area and start professional activities.
Descrição
Palavras-chave
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Língua portuguesa - Pontuação, Competência comunicativa, Linguagem e educação (Linguística educacional), Letramento linguístico
Citação
ESPÍRITO SANTO, Renata Monteiro. Uma perspectiva prosódica, sintática, discursiva e estilística para o ensino dos sinais de pontuação nas aulas de língua materna. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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