Resistência e representatividade: letramento literário a partir das aulas de literatura afro-brasileira

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Apesar da obrigatoriedade, conforme estabelecido pela Legislação Educacional Brasileira, de incluir o ensino da Literatura Afro-brasileira no currículo do Ensino Médio, juntamente com aquelas de origem eurocêntrica, nota-se que os materiais didáticos de Língua Portuguesa destinados a esse segmento, frequentemente, abordam esse tema de maneira superficial e restrita. Diante desse contexto, examinou-se a possibilidade de desenvolver um material com atividades pedagógicas centradas nessa literatura, visando contribuir para o letramento crítico dos estudantes. Isso seria alcançado por meio do aprofundamento no conhecimento da história e obras literárias de algumas autoras afro-brasileiras, da promoção de discussões e da desconstrução de visões estereotipadas, além de explorar os diversos caminhos percorridos por esse processo literário durante e após a colonização portuguesa. Dessa maneira, o objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar o conhecimento dos estudantes sobre os autores da Literatura Afro-Brasileira em seu repertório cultural, ao mesmo tempo em que se buscou explorar o impacto desse conhecimento na promoção do letramento crítico e no reconhecimento valorativo dessa literatura no processo de formação dos alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida em sala de aula, no Colégio Estadual Central do Brasil, envolvendo duas turmas da terceira série do Ensino Médio, sob a supervisão da professora/pesquisadora. O enfoque centrou-se na análise da interação entre os alunos, considerando os contextos espacial e temporal durante as aulas de Literatura Afro-Brasileira. Nesse contexto, a abordagem qualitativa revelou-se a mais apropriada para analisar os dados obtidos. A condução desta pesquisa envolveu a elaboração de uma sequência de atividades, fundamentada na análise de textos escritos por cinco proeminentes escritoras brasileiras. O propósito desse recurso pedagógico é promover a valorização da Literatura Afro-brasileira. Os temas abordados nestes textos incluem questões pertinentes como resistência, identidade, memória e ancestralidade. Esse material se constituiu como o produto educacional dessa pesquisa. Os resultados apontaram que essa abordagem pode favorecer o letramento crítico durante os momentos de estudo, propiciando mudanças de mentalidade e atitudes, principalmente no combate a preconceitos e estereótipos socialmente perpetuados, uma vez que o material desenvolvido tem como um dos fundamentos a ampliação do conhecimento sobre essa literatura ainda marginalizada nos dias de hoje.

Abstract

Despite the obligation, as established by Brazilian Educational Legislation, to include the teaching of Afro-Brazilian Literature in the High School curriculum, along with those of Eurocentric origin, it is noted that Portuguese language teaching materials intended for this segment often approach this topic in a superficial and restricted way. Given this context, the possibility of developing material with pedagogical activities centered on this literature was examined, aiming to contribute to students' critical literacy. This would be achieved by deepening knowledge of the history and literary works of some Afro-Brazilian authors, promoting discussions and deconstructing stereotypical views, in addition to exploring the different paths taken by this literary process during and after Portuguese colonization. Thus, the general objective of the research consisted of investigating students' knowledge about the authors of Afro-Brazilian Literature in their cultural repertoire, at the same time that it sought to explore the impact of this knowledge on the promotion of critical literacy and the valued recognition of this literature in the training process of high school students. The research was conducted in the classroom, at Colégio Estadual Central do Brasil, involving two classes from the third year of high school, under the supervision of the teacher/researcher. The focus was on analyzing the interaction between students, considering the spatial and temporal contexts during Afro-Brazilian Literature classes. In this context, the qualitative approach proved to be the most appropriate for analyzing the data obtained. Conducting this research involved the elaboration of a sequence of activities, based on the analysis of texts produced by five prominent Brazilian female writers, with the purpose of promoting the appreciation of Afro-Brazilian Literature. The themes covered in these texts include pertinent issues such as resistance, identity, memory and ancestry. These materials resulted in the educational product of this research. The results showed that this approach can promote literacy critical views during students' study periods, contributing to changes in mentality and attitudes, especially in combating socially perpetuated prejudices and stereotypes. This is due to the fact that the materials developed have one of their foundations in the expansion of knowledge about Afro-Brazilian literature, still marginalized today.

Descrição

Palavras-chave

Literatura – Estudo e ensino, Literatura afro-brasileira, Letramento Literário, Letramento crítico, Letramento racial, Representatividade racial, Resistência

Citação

VIEIRA, Luciana Arleu. Resistência e representatividade: letramento literário a partir das aulas de literatura afro-brasileira. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

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