Letramento literário no 3º ano do ensino fundamental: a literatura infantil na perspectiva das leituras elásticas e da formação do leitor

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

A presente investigação está inserida na linha de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação Básica e trabalha com o seguinte problema: como a escola pode vencer o desafio de formar leitores de livros literários em uma sociedade na qual, apesar de as crianças estarem cada vez mais inseridas em contextos digitais, elas ainda encontram dificuldades na consolidação das habilidades leitoras? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo geral investigar como as atividades multimodais, elaboradas a partir da perspectiva das leituras elásticas (SANCHES, 2021), podem ser utilizadas como estratégias para favorecer o letramento literário e a formação de leitores no terceiro ano do Ensino Fundamental e, como objetivos específicos: 1) verificar se a interação das crianças com as atividades multimodais, relacionadas à prática da leitura, podem contribuir para ampliar o interesse por uma narrativa literária; 2) apontar estratégias para um trabalho pedagógico que considere tanto as atribuições da escola na formação de leitores literários quanto os interesses das crianças que são nativas digitais e, inevitavelmente, estão imersas no mundo virtual; 3) criar um produto educacional, aplicável aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que contemple uma prática pedagógica voltada ao letramento literário e aos multiletramentos, por meio das leituras elásticas. Este estudo se justifica pela necessidade de proporcionar reflexões, assumindo o compromisso de entender tanto as demandas da escola quanto os interesses das crianças da contemporaneidade, especialmente no que se refere à multiplicidade de linguagens com as quais elas vêm estabelecendo cada vez mais contato. Para tanto, pretende-se ampliar as discussões e pesquisas acerca das leituras elásticas e sugerir pistas para o desenvolvimento de ações pedagógicas. Trata-se de um estudo qualitativo, que tem como proposta metodológica a pesquisa-ação e que parte das premissas teóricas do Letramento Literário (PAULINO, 1997; COSSON, 2021), dos Multiletramentos (ROJO, 2012) e das Leituras Elásticas (SANCHES, 2021). O público-alvo foram os estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Campus Tijuca I, do Colégio Pedro II, os quais participaram da pesquisa por meio de entrevistas, respostas a questionários e oficinas. O produto educacional, construído e validado em duas etapas, assumiu o formato de Caderno Pedagógico, contendo a descrição de quatro oficinas de atividades estruturadas a partir dos princípios das Leituras Elásticas e do Letramento Literário. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica da Análise do Discurso (ORLANDI, 2013) e seus resultados mostraram que há grande interesse nas crianças na realização de propostas diversas que envolvem a leitura literária, com destaque para os jogos, em formatos analógicos ou digitais, fazendo uma interação entre o texto literário e outras linguagens. Com isso, foi possível evidenciar a importância da integração de atividades multimodais nas práticas com a literatura em sala de aula, visando à formação de leitores.

Abstract

This research is part of the Languages and Literacies in School Years research line and addresses the following question: how can schools meet the challenge of making readers of literary books in a society where, despite children being increasingly inserted in digital contexts, they still find it difficult to consolidate their reading skills? In order to answer this question, the general objective was to investigate how multimodal activities, developed from the perspective of elastic readings (SANCHES, 2021), can be used as strategies to favor literary literacy and the making of readers in the third grade of Elementary School, and as specific objectives: 1) to check whether children's interaction with multimodal activities related to the practice of reading can contribute to broadening their interest in literary narratives; 2) to suggest strategies for pedagogical work that takes into account both the school role in the making of literary readers and the interests of children who are digital natives, thus inevitably immersed in the virtual world; 3) to create an educational product, applicable to students in the third grade of Elementary School, which includes a pedagogical practice focused on literary literacy and multiliteracies, through elastic readings. This study’s raison d’être is the need to foster reflection, making the commitment to understand both the school demands and the interests of contemporary children, especially with regard to the multiplicity of languages with which they are increasingly coming into contact. For this purpose, the aim is to broaden the discussions and research on elastic readings and suggest ways of developing pedagogical actions. This is a qualitative study whose methodological proposal is action-research, based on the theoretical premises of Literary Literacy (PAULINO, 1997; COSSON, 2021), Multiliteracies (ROJO, 2012) and Elastic Readings (SANCHES, 2021). The target audience was students in the third grade of Elementary School at Tijuca I, a Colégio Pedro II campus, who took part in the research through interviews, questionnaires and workshops. The educational product, built and validated in two stages, took the form of a Pedagogical Notebook, containing a description of four workshops structured on the principles of Elastic Readings and Literary Literacy. Data were analyzed using the Discourse Analysis technique (ORLANDI, 2012) and the results showed that there is great interest among children in engaging with various proposals involving literary reading, especially games, in analog or digital formats, making an interaction between the literary text and other languages possible. These results highlight the importance of integrating multimodal activities into classroom literature practices, with a view to the making of readers.

Descrição

Palavras-chave

Ensino fundamental – Estudo e ensino, Letramento literário, Formação do leitor, Multiletramento, Incentivo à leitura

Citação

SAMPAIO, Elaine de Barros Manhanini. Letramento literário no 3º ano do ensino fundamental: a literatura infantil na perspectiva das leituras elásticas e da formação do leitor. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

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