Jogo de tabuleiro como estratégia de ensino: possibilidade para auxiliar os estudantes na compreensão e na resolução de equações do 1º grau

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional de Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, com aderência na linha de pesquisa Ações Inovadoras no Ensino Básico, foi motivada no contexto de atuação da pesquisadora em virtude das dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução das equações do 1º grau. Considerando que os estudantes resolviam as situações-problema utilizando a Aritmética, pois tradicionalmente a alfabetização matemática inicia-se com esse encaminhamento, a introdução de símbolos e letras no ensino de Matemática desencadeou dificuldades nos estudantes ao utilizarem a linguagem algébrica na resolução dos problemas. Alguns procedimentos algébricos são diferentes dos aritméticos que os alunos costumavam utilizar, trazendo para a Álgebra as dificuldades que eles se deparavam na Aritmética, pois não estabeleciam relação entre esses campos da Matemática. Assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o jogo de tabuleiro Equajogo do 1º grau, elaborado segundo o roteiro de resolução de problemas de Polya, pode contribuir para compreensão e resolução de equações do 1º grau e é guiada pela seguinte questão norteadora: Que possíveis contribuições o jogo de tabuleiro Equajogo do 1º grau, elaborado segundo o roteiro de resolução de problemas de Polya, pode auxiliar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na compreensão e na resolução de equações do 1º grau? Do ponto de vista do referencial teórico, serão considerados os estudos de Polya que tratam da resolução de problemas; de Usiskin, sobre a Álgebra no Ensino Fundamental; de Ribeiro, Fernandes e Kieran, relacionados à resolução das equações de 1º grau; e de Muniz, Grando, Comenius e Cunha acerca do uso de jogos nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, com características de pesquisa-ação, foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Para coleta dos dados, utilizamos gravações de áudios e vídeos durante a aplicação do jogo, as fichas com a resolução das situações-problema e o diário de bordo da pesquisadora. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin. O jogo de tabuleiro, envolvendo variadas situações-problema, compõe o produto educacional no formato de um caderno. Conforme as reflexões e discussões com os alunos durante a aplicação do jogo, as situações-problema foram aprimoradas e redesenhadas. Identificamos a partir dos dados coletados que fazem parte do corpus da pesquisa em questão, que as situações-problema foram compreendidas pelos alunos. Mesmo que algumas dificuldades foram pontuadas durante o processo, o jogo como uma estratégia de ensino possibilitou um ambiente divertido em que as dificuldades apresentadas pelos discentes puderam ser minimizadas. Percebemos assim que a pesquisa propiciou um aprimoramento da compreensão e da resolução das equações do 1º grau. Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos, esse trabalho abre possibilidades para estudos futuros. Investigar estratégias de ensino que favoreçam a compreensão e a resolução de equações do 1º grau com duas incógnitas pode ser uma alternativa para minimizar os problemas que se apresentam na sala de aula sobre esse tema.

Abstract

This research, developed within the scope of the Professional Master's Program in Basic Education Practices at Colégio Pedro II, with adherence to the research line Innovative Actions in Basic Education, was motivated in the context of the researcher's work due to the difficulties presented by students in solving 1st degree equations. Considering that students solved problem situations using Arithmetic, as mathematical literacy traditionally begins with this approach, the introduction of symbols and letters in Mathematics teaching triggered difficulties for students when using algebraic language to solve problems. Some algebraic procedures are different from the arithmetic ones that students used to use, bringing to Algebra the difficulties they faced in Arithmetic, as they did not establish a relationship between these fields of Mathematics. Thus, this research aims to analyze how the board game “Equagame of the 1st degree”, prepared according to Polya's problem-solving script, can contribute to the understanding and resolution of 1st degree equations and is guided by the following question Guidance: What possible contributions can the board game “Equajogo do 1º Ensino”, prepared according to Polya's problem-solving script, help 7th year elementary school students in understanding and solving 1st grade equations? From the point of view of the theoretical framework, Polya's studies that deal with problem solving will be considered; by Usikin, on Algebra in Elementary School; by Ribeiro, Fernandes and Kieran, related to the resolution of 1st degree equations; and by Muniz, Grando, Comenius and Cunha about the use of games in Mathematics teaching and learning processes. The research, qualitative in nature, with action research characteristics, was carried out with students in the 7th year of Elementary School, from a public school in the city of Resende, in the State of Rio de Janeiro. To collect data, we used audio and video recordings during the application of the game, the sheets with the resolution of problem situations and the researcher's logbook. Data analysis was carried out using the content analysis technique, according to Bardin. The board game, involving various problem situations, makes up the educational product in the format of a notebook. According to the reflections and discussions with the students during the application of the game, the problem situations were improved and redesigned. We identified from the data collected that are part of the corpus of the research in question, that the problem situations were understood by the students. Even though some difficulties were noted during the process, the game as a teaching strategy provided a fun environment in which the difficulties presented by the students could be minimized. We thus realized that the research provided an improvement in the understanding and resolution of 1st degree equations. Considering the difficulties presented by students, this work opens up possibilities for future studies. Investigating teaching strategies that favor the understanding and resolution of 1st degree equations with two unknowns can be an alternative to minimize the problems that arise in the classroom on this topic.

Descrição

Palavras-chave

Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Educação matemática, Álgebra linear - Problemas, questões, exercícios, Aritmética - Problemas, Equações do primeiro grau, Jogos de tabuleiro, Jogos na educação

Citação

DE FARIA, Hérica Aparecida Soares Pereira. JOGO DE TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: possibilidade para auxiliar os estudantes na compreensão e na resolução de equações do 1º grau. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

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