Alfabetização cartográfica inclusiva: o design universal para aprendizagem em jogo

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

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Rio de Janeiro

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Resumo

O processo de alfabetização cartográfica, de forma inclusiva, carece de recursos para o atendimento das reais necessidades educacionais apresentadas em sala de aula. Por vezes, práticas que se propõem inclusivas, por criarem atividades e sequências didáticas adaptadas, perpetuam a segregação dos alunos com necessidades educacionais específicas. Por este motivo, tornam-se necessários estudos mais aprofundados sobre a adoção do Design Universal para a Aprendizagem (DUA), para que se tornem possíveis práticas pedagógicas que desenvolvam a alfabetização cartográfica em todos os alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma o jogo “Onde Sou”, elaborado segundo os princípios do DUA, pode contribuir para a alfabetização cartográfica de forma inclusiva. A fundamentação teórica da pesquisa será composta por conceitos como alfabetização cartográfica, letramento cartográfico, Cartografia Escolar e a BNCC e DUA. A pesquisa de abordagem qualitativa adotará o estudo de caso como metodologia. O público-alvo da pesquisa foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de São Gonçalo (RJ). A aplicação do produto educacional (o jogo “Onde Sou”) foi realizada em sala de aula durante o horário das aulas de Geografia. Os dados foram coletados por meio de observação participante dos alunos e de questionários. Os dados foram analisados qualitativamente. Constatou-se com esta pesquisa que o uso de jogos em dinâmicas realizadas na sala de aula pode facilitar o processo de alfabetização cartográfica de forma inclusiva, quando elaboradas sob os princípios do DUA, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.

Abstract

The process of cartographic literacy, in an inclusive manner, lacks resources to address the real educational needs presented in the classroom. At times, practices that propose to be inclusive, by creating adapted activities and didactic sequences, perpetuate the segregation of students with specific educational needs. For this reason, more in-depth studies are necessary on the adoption of Universal Design for Learning, so that pedagogical practices that develop cartographic literacy in all students become possible. The present study aims to analyze how the game “Onde Sou?”, developed according to the principles of Universal Design for Learning, can contribute to cartographic literacy, inclusively. The theoretical foundation of the research will be composed of concepts such as cartographic literacy, cartographic literacy, School Cartography and BNCC and Universal Design for Learning. The qualitative approach research adopted the case study as a methodology. The target audience of the research were the seventh-grade students of Elementary School, from a state school in the Municipality of São Gonçalo. The application of the educational product, the game “Onde Sou?”, was carried out in the classroom, during Geography class hours. The data were collected through participant observation of the students, and questionnaires. The data were analyzed qualitatively. It was found with this research, that the use of games, in dynamics carried out in the classroom, can facilitate the process of cartographic literacy in an inclusive way, when elaborated under the principles of Universal Design for Learning, providing the participation of all students during their learning process.

Descrição

Palavras-chave

Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Cartografia - Estudo e ensino, Educação inclusiva, Desenho universal, Letramento cartográfico, Aprendizagem baseada em jogos, Jogos educativos

Citação

ANDRADE, Isabela Missias Santos Gomes de. Alfabetização cartográfica inclusiva: o Design Universal para Aprendizagem em jogo. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

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