Re-leituras: letramento visual e formação continuada: uma oportunidade de ampliar saberes para professores dos anos finais do ensino fundamental
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As imagens estão em sinais de trânsito, placas indicativas, rótulos e embalagens, em fotografias, em sites na internet, mapas, símbolos e signos em nosso meio social. Há multiplicidades de tipos de imagem e suas leituras fazem parte do cotidiano. As práticas escolares priorizam a produção verbal e a leitura como decifração de letras e domínio do código escrito, e deixam em segundo plano as imagens e suas possibilidades textuais no processo de ensino aprendizagem. A oportunidade de formação continuada para professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental pode oferecer ampliação da visão do ato de ler e do que é ser leitor, bem como as possibilidades educacionais que as imagens apresentam. Discussões acerca dos Multiletramentos e Multimodalidades agregam conhecimentos ao referencial teórico do estudo. A proposta de pesquisa intitulada: “Re-Leituras - Letramento Visual e Formação Continuada: uma oportunidade de ampliação de saberes para professores dos anos finais do ensino fundamental” tem como principal questão o seguinte problema: quais as contribuições da formação docente continuada com foco no Letramento Visual para a prática docente nos anos finais do Ensino Fundamental? A relevância do trabalho se justifica pela necessidade de valorizar a linguagem visual, tão presente na vida cotidiana, através de leitura e apreciação de imagens como ferramentas nas práticas de ensino dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental II em consonância com a necessidade de professores em atualizarem suas práticas com um olhar para as multimodalidades. O objetivo geral do estudo é: oportunizar formação continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental com foco em letramento visual. Os objetivos específicos do trabalho são: 1) Observar como professores de diferentes disciplinas utilizam imagens em sua prática pedagógica; 2) apresentar conceitos de Letramento Visual, Multiletramentos e Multimodalidades; 3) proporcionar experiências de letramento visual para professores dos anos finais do ensino fundamental; 4) propor estratégias pedagógicas que valorizem as Multimodalidades. A pesquisa apresenta um estudo quantitativo/qualitativo utilizando a metodologia pesquisa-ação, realizada utilizando como técnica de análise de dados a análise de conteúdo de Bardin e os dados gerados por questionários. O produto educacional construído para compor esta dissertação de mestrado é o material formativo de título: “Re-leituras: Práticas de letramento visual”, um manual de letramento visual para professores, composto por propostas de atividades com imagens para diferentes disciplinas do Ensino Fundamental. O presente estudo propõe inovações para a prática docente, onde o letramento visual possibilite múltiplas ferramentas didáticas. Pretende-se também que a experiência estética originada pelo contato com a leitura e apreciação de imagens contribua para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental II.
Abstract
The images are on traffic signs, signs, labels and packaging, in photographs, on websites, maps, symbols and signs in our social environment. There are multiple types of images and their readings are part of everyday life. School practice prioritizes verbal production and reading such as deciphering letters and mastering the written code, and leaves images and their textual possibilities in the background in the teaching-learning process. The opportunity for continued training for teachers working in the final years of Elementary School can offer a broader view of the act of reading and what it means to be a reader, as well as the educational possibilities that images present. Discussions about Multiliteracies and Multimodalities add knowledge to the theoretical framework of the study. The research proposal entitled: “Re Readings - Visual Literacy and Continuing Training: an opportunity to expand knowledge for teachers in the final years of elementary school” has as its main question the following problem: what are the contributions of continuing teacher training with a focus on visual literacy for teaching practice in the final years of Elementary School? The relevance of the work is justified by the need to value visual language, so present in everyday life, through reading and appreciation of images as tools in teaching practices of curricular contents of Elementary School in line with the need for teachers to update their practices with an eye on multimodalities. The general objective of the study is: to provide continued training for teachers in the final years of Elementary School with a focus on visual literacy. The specific objectives of the work are: 1) Observe how teachers from different disciplines use images in their pedagogical practice; 2) present concepts of Visual Literacy, Multiliteracies and Multimodalities; 3) provide visual literacy experiences for teachers in the final years of elementary school; 4) propose pedagogical strategies that value Multimodalities. The research presents a quantitative/qualitative study using the action research methodology, carried out using Bardin's content analysis and data generated by questionnaires as a data analysis technique. The educational product constructed to compose this master's thesis is the training material entitled: “Re-readings: Visual literacy practices”, a visual literacy manual for teachers, composed of proposals for activities with images for different subjects in Elementary education. The present study proposes innovations for teaching practice, where visual literacy enables multiple teaching tools. It is also intended that the aesthetic experience arising from contact with reading and appreciating images contributes to the continued training of Elementary School teachers.
Descrição
Palavras-chave
Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Letramento visual, Leitura de imagem, Formação continuada, Multiletramento, Multimodalidade
Citação
SILVA, Marcelle Rodrigues da. Re-leituras: letramento visual e formação continuada: uma oportunidade de ampliar saberes para professores dos anos finais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




