Letramento literário afro-brasileiro: caderno de atividades pedagógicas orientadas
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno de atividades é fruto de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, vinculado à Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Elaborado como um produto educacional, destina-se a professores e estudantes interessados em atividades pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento dos letramentos literário, crítico e racial, centrando-se especialmente no contexto da Literatura Afro-Brasileira. Validado por meio de pesquisa, este produto visa contribuir de maneira efetiva para a implementação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. A pesquisa está intrinsecamente vinculada à temática da Literatura Afro-Brasileira, buscando promover os letramentos literários, críticos e raciais como componentes essenciais do currículo educacional. A justificativa para a criação deste produto pedagógico reside na observação de que a Literatura Afro-Brasileira não recebe a mesma ênfase que a Literatura Canônica no ambiente escolar. Conscientes da intensa rotina docente, muitas vezes limitadora na elaboração de atividades, o caderno de atividades tem como propósito oferecer sugestões práticas alinhadas aos objetivos educacionais dessa temática, complementando materiais já disponíveis provenientes de diversas pesquisas acadêmicas. O material não apenas visa preencher lacunas na abordagem pedagógica da Literatura Afro-Brasileira, mas também busca incentivar ações e transformações efetivas. A expectativa é que o caderno motive educadores e estudantes, criando um ambiente propício para reflexões socioculturais que valorizem a rica diversidade da cultura brasileira e promovam a inserção da literatura afro-brasileira nos diversos contextos escolares. Este trabalho representa um passo significativo na promoção da equidade e diversidade no ensino literário, reconhecendo a importância da representatividade e da pluralidade cultural no currículo educacional brasileiro.
Descrição
68 p.
Bibliografia: p. 65-68
Bibliografia: p. 65-68
Palavras-chave
Literatura – Estudo e ensino, Literatura afro-brasileira, Letramento literário, Letramento crítico, Letramento racial, Representatividade racial
Citação
VIEIRA, Luciana Arleu; SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos. Letramento literário afro-brasileiro: caderno de atividades pedagógicas orientadas. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




