Letramento literário afro-brasileiro: caderno de atividades pedagógicas orientadas

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

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Editor

Imperial Editora

Resumo

Este caderno de atividades é fruto de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, vinculado à Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Elaborado como um produto educacional, destina-se a professores e estudantes interessados em atividades pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento dos letramentos literário, crítico e racial, centrando-se especialmente no contexto da Literatura Afro-Brasileira. Validado por meio de pesquisa, este produto visa contribuir de maneira efetiva para a implementação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. A pesquisa está intrinsecamente vinculada à temática da Literatura Afro-Brasileira, buscando promover os letramentos literários, críticos e raciais como componentes essenciais do currículo educacional. A justificativa para a criação deste produto pedagógico reside na observação de que a Literatura Afro-Brasileira não recebe a mesma ênfase que a Literatura Canônica no ambiente escolar. Conscientes da intensa rotina docente, muitas vezes limitadora na elaboração de atividades, o caderno de atividades tem como propósito oferecer sugestões práticas alinhadas aos objetivos educacionais dessa temática, complementando materiais já disponíveis provenientes de diversas pesquisas acadêmicas. O material não apenas visa preencher lacunas na abordagem pedagógica da Literatura Afro-Brasileira, mas também busca incentivar ações e transformações efetivas. A expectativa é que o caderno motive educadores e estudantes, criando um ambiente propício para reflexões socioculturais que valorizem a rica diversidade da cultura brasileira e promovam a inserção da literatura afro-brasileira nos diversos contextos escolares. Este trabalho representa um passo significativo na promoção da equidade e diversidade no ensino literário, reconhecendo a importância da representatividade e da pluralidade cultural no currículo educacional brasileiro.

Descrição

68 p.
Bibliografia: p. 65-68

Palavras-chave

Literatura – Estudo e ensino, Literatura afro-brasileira, Letramento literário, Letramento crítico, Letramento racial, Representatividade racial

Citação

VIEIRA, Luciana Arleu; SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos. Letramento literário afro-brasileiro: caderno de atividades pedagógicas orientadas. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.

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