Caderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outra

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa de mestrado cuja aplicação prática se deu a partir da oficina “Contando Histórias de Mulheres Brasileiras”, oferecida para estudantes de 4º e 5º anos do Campus Humaitá I, do Colégio Pedro II, no ano de 2023.Tal pesquisa se desenvolveu a fim de responder à seguinte questão: a literatura, como abordagem que valoriza a oralidade, é uma estratégia para uma aprendizagem significativa na disciplina História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Ao longo da oficina, exploramos o protagonismo das mulheres na construção histórica do nosso país, valorizando suas contribuições e problematizando os apagamentos que essas histórias sofreram no de correr do tempo.Este Produto Educacional foi desenvolvido à luz da teoria sobre sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituindo-se como uma possibilidade para que outros docentes se inspirem no trabalho desenvolvido a partir do protagonismo da literatura e de gêneros orais no ensino de História. Tal iniciativa culminou na gravação do podcast “Mulheres extraordinárias que mudaram o Brasil”, que comporta as aprendizagens que os estudantes desenvolveram durante o processo. Esta pesquisa mostrou que, ao estimular o trabalho com a literatura e a oralidade como estratégias didáticas para o ensino de História nos Anos Iniciais, é possível potencializar aprendizagens mais significativas sobre as narrativas históricas brasileiras em nossos estudantes.

Descrição

50, [2] p.
Bibliografia: p. 49-50

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Literatura e História, Narrativas históricas, Oralidade na literatura, Aprendizagem significativa, Podcasts

Citação

SANTANA, Mariana da Costa de; PINHO, José Ricardo Dordron de. Caderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outra. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0