Caderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outra
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa de mestrado cuja aplicação prática se deu a partir da oficina “Contando Histórias de Mulheres Brasileiras”, oferecida para estudantes de 4º e 5º anos do Campus Humaitá I, do Colégio Pedro II, no ano de 2023.Tal pesquisa se desenvolveu a fim de responder à seguinte questão: a literatura, como abordagem que valoriza a oralidade, é uma estratégia para uma aprendizagem significativa na disciplina História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Ao longo da oficina, exploramos o protagonismo das mulheres na construção histórica do nosso país, valorizando suas contribuições e problematizando os apagamentos que essas histórias sofreram no de correr do tempo.Este Produto Educacional foi desenvolvido à luz da teoria sobre sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituindo-se como uma possibilidade para que outros docentes se inspirem no trabalho desenvolvido a partir do protagonismo da literatura e de gêneros orais no ensino de História. Tal iniciativa culminou na gravação do podcast “Mulheres extraordinárias que mudaram o Brasil”, que comporta as aprendizagens que os estudantes desenvolveram durante o processo. Esta pesquisa mostrou que, ao estimular o trabalho com a literatura e a oralidade como estratégias didáticas para o ensino de História nos Anos Iniciais, é possível potencializar aprendizagens mais significativas sobre as narrativas históricas brasileiras em nossos estudantes.
Descrição
50, [2] p.
Bibliografia: p. 49-50
Bibliografia: p. 49-50
Palavras-chave
História – Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Literatura e História, Narrativas históricas, Oralidade na literatura, Aprendizagem significativa, Podcasts
Citação
SANTANA, Mariana da Costa de; PINHO, José Ricardo Dordron de. Caderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outra. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




