Guia para ensino de ciências: a aprendizagem de estudantes surdos em classes regulares
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Ensinar ciências em classes regulares inclusivas pode ser um desafio à prática docente, dada à carência de recursos didático-metodológicos adequados, à natureza gestual e visual da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ainda pouco difundida entre docentes e à especificidade da linguagem científica, que possui termos para os quais nem sempre há um sinal próprio em Libras. Nas últimas décadas, a legislação brasileira parece estimular a discussão em torno do ensino para a diversidade. Desse contexto, originou-se a questão: quais seriam as contribuições de um material didático com orientações ao ensino de ciências para estudantes surdos em classes regulares, tendo em vista a Alfabetização Científica? Assim, este Guia foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado intitulada “A complexidade no ensino de ciências para estudantes surdos em clases regulares”, cujo objetivo geral foi verificar de que maneiras a aplicação de um guia para o ensino de ciências pode orientar professores do Ensino Fundamental II a favorecerem a Alfabetização Científica para educandos surdos e ouvintes simultaneamente. Seus objetivos específicos foram: promover e ampliar a reflexão e a discussão acadêmica, profissional e social sobre o tema educação inclusiva para estudantes surdos; produzir a versão inicial de um guia para Ensino de Ciências no contexto da educação inclusiva para estudantes surdos; realizar um curso de formação para professores de ciências do Ensino Fundamental II na Plataforma Moodle do Colégio Pedro II, utilizando a versão inicial desse guia como parte central do seu material de estudo; avaliar junto aos professores participantes do curso a adequação, a aplicabilidade e a relevância da versão inicial para a confecção de sua versão final. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, de cunho qualitativo, cujas etapas foram: estudo bibliográfico sobre ensino de ciências, educação inclusiva, estudante surdo e Alfabetização Científica; aplicação de questionário on-line a professores de ciências do Ensino Fundamental II, para avaliar o seu perfil, desafios e experiências quanto à inclusão de estudantes surdos; construção da versão inicial do Guia; aplicação de curso on-line com duração de 30 horas a esse público-alvo, para validação da versão inicial e construção desta versão final. Para a análise dos dados da pesquisa, foi eleita a Design-Based Research (DBR), por aproximar-se em seus preceitos das teorias da complexidade. A versão inicial foi considerada adequada, já que o uso de infográfico associado ao método de aprendizagem vivencial pode ajudar na construção do conhecimento; aplicável, dadas as informações e sugestões oferecidas; e relevante, por auxiliar o docente na educação inclusiva para surdos. Espera-se que o Guia contribua para que a ausência da audição seja oportunidade ao processo ensino-aprendizagem, não obstáculo.
Descrição
26 p.
Bibliografia: p. 16
Bibliografia: p. 16
Palavras-chave
Ciências - Estudo e ensino, Alfabetização científica, Educação especial, Educação inclusiva, Surdos - Educação
Citação
GOIS, Alexandra Almeida Moreno de; NEVES, Rogério da Costa. Guia para ensino de ciências: a aprendizagem de estudantes surdos em classes regulares. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2023.
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