Uma jornada pela África nas aulas de educação física
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente produto educacional integra a dissertação ÁFRICA e EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA e Educação Física Escolar: parcerias nas construção da identidade da criança negrae é fruto de atividades desenvolvidas com uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Faz parte de um estudo qualitativo, que procurou analisar como problema de pesquisa, de que forma as possibilidades de construção da identidade negra podem ser alcançadas a partir da utilização da cultura Africana nas aulas de Educação Física. Para responder à tal problemática, foi criada uma sequência didática de seis aulas, contendo diversas atividades relacionadas à cultura afro-brasileira. Tal sequência didática se transformou neste produto educacional que, associado à pesquisa, é um guia de atividades voltadas para os professores de educação física que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de dar suporte teórico e metodológico na elaboração de aulas que contemplem a Lei 10.639, a partir dos conteúdos relacionados à cultura africana. A abordagem desses conteúdos foi realizada através de sua exposição teórica e da proposta de atividades práticas que visaram proporcionar o diálogo e a reflexão crítica dos alunos a respeito das questões raciais. Os dados foram obtidos através da observação participante, por meio de gravações audiovisuais, de registros fotográficos e das anotações no diário de campo, realizados pela professora-pesquisadora. A análise dos dados ocorreu em consonância com o referencial norteador desta pesquisa. Entendemos que este guia de atividades seja um potencial auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Física e vislumbra colocar em prática a Lei 10.639, auxiliando na construção de identidades empoderadas e na elaboração de práticas pedagógicas antirracistas.
Descrição
64 p.
Bibliografia: p. 63-64
Bibliografia: p. 63-64
Palavras-chave
Educação física – Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira, Identidade racial, Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de Janeiro de 2003], Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino
Citação
PIRES, Isabela Cristina Sines; SALVADOR, Marco Antônio Santoro. Uma jornada pela África nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Imperial, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




