Re-leituras: práticas de letramento visual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

O presente trabalho apresenta o Produto Educacional “Re-Leituras: Práticas de Letramento Visual”, fruto da dissertação de mestrado intitulada “RE-LEITURAS - LETRAMENTO VISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA: Uma oportunidade de ampliar saberes para professores dos anos finais do ensino fundamental”. O Produto Educacional consiste em um manual de letramento visual para professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental sem distinção de disciplina. O objetivo geral da proposta formativa é possibilitar aos docentes o contato com o conceito de letramento visual, propondo reflexão e troca de saberes sobre o tema. Os objetivos específicos são: ampliar o conceito de releitura, como oportunidade de “reler”, “olhar novamente” para um saber e poder multiplicar possibilidades de práticas didáticas; experienciar práticas artísticas, através de leitura de imagens de obras de arte, do fruir e da produção artística e compartilhar saberes entre pares proporcionando estímulo mútuo para a formação docente continuada. A oficina totalmente assíncrona que compõe este manual propõe atividades teóricas e práticas. O Produto Educacional também traz uma sequência didática que explora multimodalidades, multiletramentos e letramento visual, conceitos abordados no estudo. Espera-se que a proposta contribua com a sociedade com a oficina “Re Leituras: Práticas de Letramento Visual”, beneficiando docentes e discentes com possibilidades de práticas de letramento visual em sala de aula.

Descrição

55 p.
Bibliografia: p. 55

Palavras-chave

Anos finais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Letramento visual, Leitura de imagem, Formação continuada, Multiletramento, Multimodalidade

Citação

SILVA, Marcelle Rodrigues da; MORAES, Jorge Luiz Marques de. Re-leituras: práticas de letramento visual. Rio de Janeiro: Imperial, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0