Desafios de lógica no ensino de história para o ensino médio
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
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Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa qualitativa aplicada em uma turma de segundo ano do Curso de Formação de Professores, no ano de 2022, em uma escola pública estadual situada no município de Nova Friburgo. O problema de pesquisa foi elaborado a partir da seguinte indagação: de que modo é possível promover aprendizagem significativa de conceitos históricos através da construção de atividades lúdicas fundamentadas no aprimoramento da interpretação de texto e no desenvolvimento do raciocínio lógico? Para focar no problema, elaboraram-se cinco atividades nas quais a interpretação de texto e o uso do raciocínio lógico é fundamental para a solução dos desafios postos. As atividades trabalham o tema histórico da Independência do Brasil, ocorrida em 1822, bem como as lutas resultantes do ato, e buscam a problematização do protagonismo feminino, do contexto da época até os dias atuais. O PE é composto de: um Problema de Lógica cujas protagonistas são Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria; duas atividades do tipo dominox, uma sobre Maria Quitéria e outra sobre a Imperatriz Leopoldina; um caça-palavras sobre Maria Filipa e Joana Angélica e um criptograma que versa sobre Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. A partir do tema do bicentenário da independência política do Brasil, utilizou-se como estratégia o material lúdico com uso de raciocínio lógico (no conceito de Luckesi, como uma vivência plena do ser humano) e um conteúdo significativo para os estudantes em tempos atuais (o protagonismo feminino), para, assim, tentar alcançar ou avançar na aprendizagem significativa proposta por Ausubel (1967). Com o intuito de aumentar a aplicabilidade e replicabilidade da proposta, este PE contempla também um pequeno manual para a construção de atividades semelhantes além de exemplos em disciplinas diversas.
Abstract
The present Educational Product (PE) comes from a qualitative research carried out with a second-year class of the Teacher Training Course, in the year 2022 in a state public school located in the municipality of Nova Friburgo. The research problem was elaborated from the following question: how is it possible to promote meaningful learning of historical concepts through the construction of ludic activities based on the improvement of text interpretation and the development of logical reasoning? With the explicit purpose of the problem, five activities were elaborated in which the use of logical reasoning is fundamental and, from them, the historical theme of the Independence of Brazil in 1822 and the concept of female protagonism within this context were worked until the present day. current. This PE is composed of: a Logic Problem (with the presentation of three of the five women worked on. Namely: Joana Angélica, Maria Filipa and Maria Quitéria), a Dominox on Maria Quitéria and another on the Imperatriz Leopoldina, a Word Search on Maria Filipa and Joana Angélica and a Cryptogram on Domitila de Castro, the Marquise of Santos. All activities seek to problematize female protagonism within the context of Independence – which for a long time was studied as something done by a Portuguese prince and other men (when mentioned). Based on the theme of the Bicentennial of the Political Independence of Brazil, ludic material was used as a strategy with the use of logical reasoning (in Luckesi's concept, as a full experience of the human being), a significant content for students, including, in current times (female protagonism) to thus – try – achieve – or advance (in) – the Meaningful Learning proposed by Ausubel.
Descrição
69 p.
Bibliografia: p. 68-69
Bibliografia: p. 68-69
Palavras-chave
História – Estudo e ensino, Aprendizagem significativa, Ludicidade, Jogos no ensino de história, Protagonismo feminino, Raciocínio lógico, Leitura
Citação
SOUSA, Mariana Cardoso de; COSTA, Christine Sertã. Desafios de lógica no ensino de história para o ensino médio. Rio de Janeiro: Imperial, 2023.
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