Geometria artística: a cultura afro-brasileira em questão
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este Produto Educacional (PE) foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica do Colégio Pedro II. E destina-se, prioritariamente, a docentes de matemática, do Ensino Fundamental II, que desejam elaborar aulas interdisciplinares, contextualizadas e com uma função social. Ele apresenta uma coletânea de atividades interdisciplinares que englobam diversas habilidades geométricas e algumas habilidades do campo das artes visuais. A coletânea de atividades é dividida em quatro unidades e, cada uma, explora um artista afro-brasileiro diferentes, sendo esses Rubem Valentim, Emanoel Araújo, Jorge dos Anjos e Luna Bastos. As atividades de cada unidade da coletânea trazem aspectos da cultura afro-brasileira, visando suprir uma carência de materiais na área das exatas que comtemplem tal temática. Espera-se que este PE possa ser um importante recurso didático para professores da educação básica, que almejam uma educação pautada na diversidade cultural brasileira.
Descrição
72 p.
Bibliografia: p. 72
Bibliografia: p. 72
Palavras-chave
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Geometria - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira, Matemática na arte, Matemática crítica, Artes visuais, Interdisciplinaridade
Citação
RAMOS, Ramaira Jacira Fagundes; COSTA, Christine Sertã. Geometria artística: a cultura afro-brasileira em questão. Rio de Janeiro: Imperial, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




