Geometria artística: a cultura afro-brasileira em questão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este Produto Educacional (PE) foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica do Colégio Pedro II. E destina-se, prioritariamente, a docentes de matemática, do Ensino Fundamental II, que desejam elaborar aulas interdisciplinares, contextualizadas e com uma função social. Ele apresenta uma coletânea de atividades interdisciplinares que englobam diversas habilidades geométricas e algumas habilidades do campo das artes visuais. A coletânea de atividades é dividida em quatro unidades e, cada uma, explora um artista afro-brasileiro diferentes, sendo esses Rubem Valentim, Emanoel Araújo, Jorge dos Anjos e Luna Bastos. As atividades de cada unidade da coletânea trazem aspectos da cultura afro-brasileira, visando suprir uma carência de materiais na área das exatas que comtemplem tal temática. Espera-se que este PE possa ser um importante recurso didático para professores da educação básica, que almejam uma educação pautada na diversidade cultural brasileira.

Descrição

72 p.
Bibliografia: p. 72

Palavras-chave

Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Geometria - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira, Matemática na arte, Matemática crítica, Artes visuais, Interdisciplinaridade

Citação

RAMOS, Ramaira Jacira Fagundes; COSTA, Christine Sertã. Geometria artística: a cultura afro-brasileira em questão. Rio de Janeiro: Imperial, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0