Os memes como ferramenta pedagógica para o processo de letramento crítico dos discentes do PROEJA do Colégio Pedro II
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa teve como problemática investigar a seguinte questão: como os currículos educacionais de cursos do PROEJA do Colégio Pedro II podem dialogar com memes, contribuindo para o processo de letramento crítico durante a escolarização dos alunos desses cursos? Os memes têm potencial para facilitar a compreensão de aspectos socioculturais, econômicos e históricos de um lugar. Com os memes os conteúdos das disciplinas dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II podem adquirir uma ressignificação dos saberes. Este estudo justifica-se à medida que os memes circulam nas mídias sociais com um potencial de reflexão em relação a aspectos históricos, sociais e/ou políticos. A pesquisa teve ainda como objetivo: investigar diálogos entre os memes as disciplinas dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II para o processo de letramento crítico dos alunos. Como produto educacional a elaboração de um e-book com atividades fundamentadas em memes e contextualizadas com disciplinas técnicas do PROEJA do Colégio Pedro II e promotoras do letramento crítico. Dentre as possibilidades metodológicas que se alinham à pesquisa qualitativa e interpretativa, adotamos o método de pesquisa documental. As grades curriculares dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II foram analisadas e logo em seguida foram elaboradas atividades e postadas em uma página do Instagram a qual foi criada e sugestões de atividades de memes foram postadas e os usuários analisaram e interpretaram qualitativamente. Os resultados da investigação demonstraram que as atividades desenvolvidas com os memes contextualizados com as disciplinas técnicas para a promoção do letramento crítico pautaram-se em relações dialógicas e nos saberes contemporâneos, que circulam na sociedade. Pretende-se que o e-book “Memes como ferramenta pedagógica para o processo de letramento crítico de discentes do PROEJA” sirva de base para que se crie possibilidades, entre docentes e discentes dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II.
Abstract
The problem of this research was to investigate the following question: how can the educational curricula of PROEJA courses at Colégio Pedro II dialogue with memes, contributing to the process of critical literacy during the schooling of students on these courses? Memes have the potential to facilitate the understanding of sociocultural, economic and historical aspects of a place. With memes, the contents of the disciplines of PROEJA technical courses at Colégio Pedro II can acquire a new meaning of knowledge. This study is justified as memes circulate on social media with a potential for reflection in relation to historical, social and/or political aspects. The research also aimed to: investigate dialogues between memes, disciplines from the PROEJA technical courses at Colégio Pedro II for the critical literacy process of students as an educational product, the creation of an e-book with activities based on memes and contextualized with disciplines PROEJA techniques from Colégio Pedro II and promoters of critical literacy. Among the methodological possibilities that align with qualitative and interpretative research, we adopted the documentary research method. The curricula of the PROEJA technical courses at Colégio Pedro II were analyzed and activities were soon created and posted on an Instagram page which was created and suggestions for meme activities were posted and users analyzed and interpreted qualitatively. The results of the investigation demonstrated that the activities developed with memes contextualized with technical disciplines to promote critical literacy. They were based on dialogical relationships and contemporary knowledge that circulates in society. It is intended that the e-book “MEMES AS A PEDAGOGICAL TOOL FOR THE CRITICAL LITERACY PROCESS OF PROEJA STUDENTS” serves as a basis for creating possibilities, between teachers and students of PROEJA technical courses at Colégio Pedro II.
Descrição
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos (EJA), PROEJA, Currículos - Educação, Educação profissional, Educação tecnológica, Memes, Letramento crítico, Letramento digital, Prática social
Citação
NASCIMENTO, Fernanda da Silva de Souza. Os memes como ferramenta pedagógica para o processo de letramento crítico dos discentes do PROEJA do Colégio Pedro II. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


