Assédio moral, educação profissional e tecnológica e a necessidade de informar estudantes da área administrativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este trabalho explora a interseção complexa entre o assédio moral, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a necessidade de informar estudantes dos cursos de técnico em administração e assistente administrativo do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória e de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral é identificar noções de assédio moral que devem integrar a formação em EPT, destacando a importância de se conscientizar os estudantes do PROEJA sobre este fenômeno. Além disso, desenvolveu-se uma cartilha eletrônica informativa como produto educacional, direcionada a auxiliar a estudantes desses cursos a compreenderem e enfrentarem o assédio moral. O trabalho visa, portanto, proporcionar informações mais explícitas, orientações práticas e recursos para futuros profissionais da área administrativa lidarem com situações de assédio moral.

Abstract

This work explores the complex intersection between bullying, Professional and Technological Education (EPT) and the need to inform students involved in administration technician and administrative assistant courses from PROEJA (National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education for Young People and Adults). This is an exploratory bibliographic research with a qualitative approach, where the general objective is to identify notions of moral harassment that should be part of training in Professional and Technological Education (EPT), highlighting the importance of raising awareness among PROEJA students about moral harassment. Furthermore, an informative electronic booklet was developed as an educational product, aimed at helping students on these courses understand and confront moral harassment. The work aims to provide more explicit information, practical guidance and resources to deal with situations of moral harassment for future administrative professionals.

Descrição

Palavras-chave

Educação profissional, Educação tecnológica, Administração, Assédio moral no trabalho, PROEJA

Citação

ALMEIDA, Kathlyn Bernardo Duarte. Assédio moral, educação profissional e tecnológica e a necessidade de informar estudantes da área administrativa. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0