Contribuições da biblioteca escolar para uma educação antirracista na formação de técnicos em guia de turismo do Colégio Pedro II
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O presente estudo, desenvolvido no âmbito do ProfEPT, aborda a persistência do racismo em pleno século XXI, desde a escravidão, o que se manifesta através heranças socioculturais, as quais perpetuam estigmas e desigualdades ao povo negro. Destaca a necessidade de educadores atuarem na desconstrução do racismo no contexto escolar. Foca na biblioteca escolar como espaço de promoção do pensamento crítico, onde o bibliotecário desempenha um papel essencial na condução de ações e objetivos do espaço. Propõe por meio da biblioteca do Campus Humaitá II, o fomento à uma educação antirracista com práticas que contribuam na formação dos discentes do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Humaitá II do Colégio Pedro II, através do resgate da história do povo africano na cidade do Rio de Janeiro. Destaca-se como objetivos específicos: Constituir uma coleção com temáticas étnico-racial, diáspora negra, história e cultura do povo negro na Biblioteca e sua relação com instituições culturais e espaços de memória afrodescendente do Rio de Janeiro; criar uma lista desiderata para compor o acervo da biblioteca e formar uma coleção especial com a temática antirracista e decolonial para atender aos discentes do curso; propor a inserção de temas que abranjam a valorização da cultura afro-brasileira relacionadas às atividades turísticas na cidade do Rio de Janeiro; apresentar um produto educacional, o qual será um guia (e-book). A metodologia adotada neste estudo, quanto aos objetivos, baseia-se na pesquisa descritiva, exploratória e, quanto aos procedimentos, na pesquisa de campo e bibliográfica nas áreas de pedagogia, educação, biblioteconomia, antropologia, ciências sociais, a fim de possibilitar maior embasamento teórico do estudo. Apresenta uma abordagem quanti-quali, foram coletados dados por meio de questionários aplicados aos docentes e discentes do curso. O produto educacional propõe a criação de uma seção na biblioteca intitulada Lélia Gonzalez, esta apresenta-se na forma de um guia (e-book), composto por obras étnico-raciais, diáspora negra, história e cultura do povo negro, dentre outras. Adicionalmente, inclui-se obras de turismo e Rio de Janeiro. Dividida em coleções, com QR Code e links da obra para vídeos, resenhas e arquivos com extensão .PDF. As seções têm por objetivo promover a interlocução entre a biblioteca por meio do seu acervo e instituições culturais, assim como espaços de memória afro-brasileira na cidade do Rio de Janeiro com foco para a valorização da cultura e o fomento à educação antirracista. O resultado da pesquisa revela o reconhecimento de práticas racistas na sociedade, assim como adoção de estratégias para combatê-las, o que reforça a relevância deste estudo ao contribuir criticamente para a formação dos egressos do Curso Técnico em Guia de Turismo, visando uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract
The present study, developed within the scope of ProfEPT, addresses the persistence of racism in the 21st century, since slavery, which manifests itself through sociocultural legacies, which perpetuate stigmas and inequalities against black people. It highlights the need for educators to act in the deconstruction of racism in the school context. It focuses on the school library as a space to promote critical thinking, where the librarian plays an essential role in driving the space's actions and objectives. It proposes, through the Humaitá II Campus library, the promotion of anti-racist education with practices that contribute to the training of students on the Technical Course in Tourist Guide at the Humaitá II Campus of Colégio Pedro II, through the recovery of the history of the African people in the city from Rio de Janeiro. Specific objectives stand out: Constituting a collection with ethnic-racial themes, black diaspora, history and culture of black people in the Library and its relationship with cultural institutions and spaces of Afro-descendant memory in Rio de Janeiro; create a desiderata list to compose the library's collection and form a special collection with anti-racist and decolonial themes to serve the course's students; propose the insertion of themes that cover the appreciation of Afro Brazilian culture related to tourist activities in the city of Rio de Janeiro; present an educational product, which will be a guide (e-book). The methodology adopted in this study, in terms of objectives, is based on descriptive, exploratory research and, in terms of procedures, field and bibliographical research in the areas of pedagogy, education, librarianship, anthropology, social sciences, in order to provide greater foundation theoretical of the study. It presents a quantitative-quali approach, data was collected through questionnaires applied to teachers and students of the course. The educational product proposes the creation of a section in the library entitled Lélia Gonzalez, which is presented in the form of a guide (e-book), composed of ethnic racial works, black diaspora, history and culture of black people, among others. Additionally, works on tourism and Rio de Janeiro are included. Divided into collections, with QR Code and work links to videos, reviews and files with .PDF extension. The sections aim to promote dialogue between the library through its collection and cultural institutions, as well as spaces of Afro-Brazilian memory in the city of Rio de Janeiro with a focus on valuing culture and promoting anti-racist education. The research result reveals the recognition of racist practices in society, as well as the adoption of strategies to combat them, which reinforces the relevance of this study by critically contributing to the training of graduates of the Technical Course in Tourist Guide, aiming for a more fair and egalitarian.
Descrição
Palavras-chave
Bibliotecas escolares, Bibliotecas e sociedade, Educação antirracista, Antirracismo, Educação decolonial, Educação profissional, Educação tecnológica, Ensino médio integrado
Citação
DIAS, Maria da Conceição Novaes. Contribuições da biblioteca escolar para uma educação antirracista na formação de técnicos em guia de turismo do Colégio Pedro II. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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