Pedrão e o Proeja: uma história-ferramenta para “mandar bem” nos estudos
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Trata-se de uma história-ferramenta voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos, a qual está fundamentada na Teoria da Autorregulação da Aprendizagem e nas Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Pedrão, o narrador-personagem, foi aluno do Proeja e escreveu, ao longo do curso, de forma bem-humorada, um Caderno do Pensamento, meio pelo qual refletiu sobre sua vida e aprendizagem. A narrativa tem por objetivo apresentar, aos alunos do Proeja, estratégias de autorregulação da aprendizagem relacionadas ao processo de organização dos hábitos de estudo. Ou seja, estratégias que podem ajudar os alunos do Proeja a aprenderem melhor. A história foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, a partir da dissertação intitulada “Autorregulação da Aprendizagem na Educação Profissional: uma proposta para jovens e adultos”. Encontra-se disponível em formato de livro digital e no site https://anchor.fm/pedraoo . O livro digital conta, além da narrativa, com resumos e exercícios ao final de cada capítulo/carta. Acredita-se que o produto educacional em questão possa auxiliar os alunos a gerirem seus estudos, assumirem uma postura mais ativa, reflexiva e crítica sobre sua aprendizagem, entendendo que essa ocorre ao longo de toda a vida. Ademais, entende-se que o produto educacional pode ser especialmente útil no acolhimento dos estudantes recém-chegados ao Proeja.
Descrição
189 p.
Bibliografia: p. 185-189.
Produto Educacional inclui podcast: "Pedrão e o Proeja".
Bibliografia: p. 185-189.
Produto Educacional inclui podcast: "Pedrão e o Proeja".
Palavras-chave
Educação profissional, Educação tecnológica, PROEJA, Educação de jovens e adultos (EJA), Autorregulação da aprendizagem
Citação
PEDROSA, Amanda Pereira; SILVA, Kátia Regina Xavier da. Pedrão e o Proeja: uma história-ferramenta para “mandar bem” nos estudos. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




