Pedrão e o Proeja: uma história-ferramenta para “mandar bem” nos estudos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Trata-se de uma história-ferramenta voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos, a qual está fundamentada na Teoria da Autorregulação da Aprendizagem e nas Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Pedrão, o narrador-personagem, foi aluno do Proeja e escreveu, ao longo do curso, de forma bem-humorada, um Caderno do Pensamento, meio pelo qual refletiu sobre sua vida e aprendizagem. A narrativa tem por objetivo apresentar, aos alunos do Proeja, estratégias de autorregulação da aprendizagem relacionadas ao processo de organização dos hábitos de estudo. Ou seja, estratégias que podem ajudar os alunos do Proeja a aprenderem melhor. A história foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, a partir da dissertação intitulada “Autorregulação da Aprendizagem na Educação Profissional: uma proposta para jovens e adultos”. Encontra-se disponível em formato de livro digital e no site https://anchor.fm/pedraoo . O livro digital conta, além da narrativa, com resumos e exercícios ao final de cada capítulo/carta. Acredita-se que o produto educacional em questão possa auxiliar os alunos a gerirem seus estudos, assumirem uma postura mais ativa, reflexiva e crítica sobre sua aprendizagem, entendendo que essa ocorre ao longo de toda a vida. Ademais, entende-se que o produto educacional pode ser especialmente útil no acolhimento dos estudantes recém-chegados ao Proeja.

Descrição

189 p.
Bibliografia: p. 185-189.
Produto Educacional inclui podcast: "Pedrão e o Proeja".

Palavras-chave

Educação profissional, Educação tecnológica, PROEJA, Educação de jovens e adultos (EJA), Autorregulação da aprendizagem

Citação

PEDROSA, Amanda Pereira; SILVA, Kátia Regina Xavier da. Pedrão e o Proeja: uma história-ferramenta para “mandar bem” nos estudos. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2021.

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0