Imagem e diversão: o jogo como forma de motivação e aprendizagem nas aulas de artes
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino em Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho pretende debater a utilização e relevância do lúdico e da brincadeira pelo professor de Artes Visuais em suas aulas. Este estudo associa a ludicidade à leitura de imagens nas aulas de artes visuais. As imagens, em um primeiro momento, devem pertencer ao cotidiano dos educandos e fazer parte de sua vivência, dando à aula um tom significativo e posteriormente podem ser intercaladas com imagens de obras de arte, aumentando o repertório visual dos pequenos, dando-lhes acesso à outras culturas até então estranhas para eles. É essencial que esta leitura seja abordada de forma crítica pelo professor, que pretende formar alunos que pensem por si só e compreendam melhor o mundo em que vivem. A alfabetização visual que surge em decorrência da leitura de imagens, para os alunos do primeiro ano, coincide com a alfabetização verbal, facilitando a mesma, dando um maior sentido à decodificação da linguagem escrita, que é representada por símbolos visuais. A brincadeira ou o jogo surgem como fator motivador das aulas de artes visuais em que o professor trabalhe a leitura de imagens com os alunos, fazendo com que estes sintam-se curiosos e motivados, através de uma aula dinâmica e divertida que prenda o interesse e a atenção dos pequenos em relação ao tema proposto, tendo o lúdico como facilitador da aprendizagem, promovendo também a aquisição de competências e habilidades fundamentais à aprendizagem e à vida do educando. Com base nesses estudos, foi elaborado o produto educacional Imagem e Diversão, um jogo para auxiliar o professor de Artes Visuais a promover, de forma dinâmica, divertida e interativa, a motivação e aprendizagem dos educandos.
Abstract
The present work intends to discuss the use and relevance of the playful and playful by the Visual Arts teacher in his classes. This study associates playfulness with the reading of images in visual arts classes, images that, in a first moment, must belong to the everyday of the students and be part of their experience, giving the class a significant tone and later can be interspersed with images of works of art, increasing the visual repertoire of the little ones, giving them access to other cultures hitherto foreign to them. It is essential that this reading is approached critically by the teacher, who intends to train students who think for themselves and understand better the world in which they live. The visual literacy that comes as a result of the reading of images for 1st year students coincides with verbal literacy, facilitating it, giving a greater meaning to the decoding of written language, which is represented by visual symbols. The play or the game appear as a motivating factor of the visual arts classes in which the teacher works the reading of images with the students, making them feel curious and motivated, through a dynamic and fun class that holds the interest and the attention of the little ones in relation to the proposed theme, with the play as facilitator of learning, also promoting the acquisition of skills and abilities fundamental to the learner's learning and life. Based on these studies, the educational product Imagem e Diversão was developed, a game to help the Visual Arts teacher to promote, in a dynamic, fun and interactive way, the students' motivation and learning.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Arte na educação, Leitura de imagem, Jogos educativos
Citação
CORRÊA, Andreia de Araujo. Imagem e diversão: O jogo como forma de motivação e aprendizagem nas aulas de artes. 2019. Monografia (Especialização) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Especialização em Ensino de Artes Visuais, Rio de Janeiro
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




