Aprender brincando: a construção da imagem e suas etapas na educação infantil e a(des)construção da imagem pelo cubismo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo consiste na apresentação de um produto educacional, com o objetivo de que se construa uma face Cubista, o produto educacional visa ser um recurso didático lúdico e facilitador, para ser aplicado nas aulas de artes visuais, onde o objetivo do produto e desfragmentar a face Cubista promovendo a decomposição e a fragmentação das formas através das peças fornecidas pelo educador, as colagens, montagens, a superposição de figuras, a simultaneidade também são características marcantes dos cubistas e o produto ira abrange todo o processo e o aluno aprende brincando. Aborda a construção de imagens de faces cubistas. A metodologia apoia-se na junção de pesquisa teórica, montagem de obras de forma criativa e a contemplação da obra criada. Também é abordado na pesquisa, o conceito de infância na concepção dos autores Neil Postman (1999) e Airès (1981), faz uma reflexão sobre a produção gráfica da criança, a importância dessa fase para o desenvolvimento cognitivo e a importância do professor nesse processo. Ressalta ainda a importância da arte que compõe uma das bases que da origem ao modernismo, idealizado pó Cézanne e alcançando o ápice com Pablo Picasso, pontua a necessidade de se criar oportunidades que favoreçam as crianças e o seu desenvolvimento do potencial criativo.
Abstract
This study consists in the presentation of an educational product. With the objective of constructing a Cubist face, the educational product aims to be a ludic and facilitator didactic resource, to be applied in classes of Visual Arts, where its main objective is to defragment the Cubist phase, by promoting the decomposition and fragmentation of the forms through pieces provided by the educator. Collages, assemblies, superposition of figures, simultaneity are remarking characteristics of the cubists and the product will embrace all its process, so the student will learn by playing it. Addresses the construction of images of cubists faces. The methodology is supported by the union of theoric research, assembly of in a creative approach and the contemplation of the created work of art. This research also approaches the concept of infancy in the vision of the authors Neil Postman (1999) and Aidès (1981), does a reflection about the graphic production of the infants, the importance of this phase for the cognitive development and the importance of the professor in this process. Also emphasizes the importance of the art that composes one of the bases of the modernism origin, idealized by Cézanne and reaching its peak with Pablo Picasso, points the needy of creating opportunities that favors children and the development of its creative potential.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Cubismo, Desenvolvimento infantil
Citação
ALVES, Cristiane Benício. Aprender brincando: A construção da imagem e suas etapas na educação infantil e a(des)construção da imagem pelo cubismo. 2019. Trabalho de Conclusão do Curso (especialização em ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Especialização em Ensino de Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


