O museu sensorial da reciclagem: museologia e reciclagem no contexto da educação infantil
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino em Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ao longo do presente trabalho buscamos discutir os conceitos de museologia, sensorialidade e reciclagem, aplicados no universo da educação infantil. A ideia deste trabalho surgiu de uma grave situação encontrada na realidade educacional brasileira, são muitas as escolas que se encontram em locais de riscos/vulnerabilidade e contextos onde a possibilidade de visitação a espaços museológicos/culturais é inviável. Diante dessa realidade, questão levantada nesta pesquisa foi: Como contornar esta situação? Pensando em possíveis formas de contornar, procuramos trazer o uso de uma linguagem museológica para dentro do contexto escolar e para o público infantil, refletindo/recriando as atividades que acontecem dentro dos museus. Para tanto, após todo o estudo teórico dos conceitos acima citados e análise das possibilidades do uso do universo museal no contexto escolar, desenvolvemos o Produto Educacional intitulado “O museu sensorial da reciclagem: museologia e reciclagem no contexto da educação infantil” para apoiar e auxiliar as aulas dos educadores no ensino em Artes Visuais na Educação Infantil. A atividade é um túnel museal sensorial com o intuito de desenvolveras integrações e interações sensoriais e perceptivas nas crianças com diálogos de uma educação que explore os aspectos para praticar, aprender e refletir a arte em diversos elementos e contextos e que interajam com o meio ambiente de maneira consciente na reutilização de materiais que serão reciclados e que ganharão uma nova notoriedade e que sofrerão transformações para se obterem objetos lúdicos para aprendizagens significativas.
Abstract
Throughout this paper we seek to discuss the concepts of museology, sensoriality and recycling, applied in the universe of early childhood education. The idea of this work arose from a serious situation found in the Brazilian educational reality, there are many schools that are in places of risk / vulnerability and contexts where the possibility of visiting museums / cultural spaces is impracticable. Given this reality, the question raised in this research was: How to get around this situation? Thinking about possible ways to get around, we try to bring the use of a museological language into the school context and to the children, reflecting / recreating the activities that happen inside the museums. Therefore, after all the theoretical study of the above concepts and analysis of the possibilities of using the museal universe in the school context, we developed the Educational Product entitled “The sensory museum of recycling: museology and recycling in the context of early childhood education” to support and assist the educators' classes in the teaching of visual arts in early childhood education. The activity is a sensory museal tunnel designed to develop sensory and perceptive integrations and interactions in children with dialogues of an education that explores the aspects of practicing, learning and reflecting art in various elements and contexts and interacting with the environment. conscious way in the reuse of materials that will be recycled and that will gain a new notoriety and that will undergo transformations to obtain playful objects.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Educação infantil, Museus e escola, Reciclagem
Citação
SILVA, Daniele Milan. O museu sensorial da reciclagem: museologia e reciclagem no contexto da educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




