Roteiro de oficina de desenho

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Ilustrador

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino em Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Neste trabalho de conclusão de curso pretendeu-se discutir os fatores de “crise” que o desenho infantil enfrenta apresentado por diversos autores e a dificuldade da criança no período de busca de um estilo mais realista. No final do trabalho, apresento a criação de uma oficina para valorização do desenho, acredito ser necessária a estimulação dessa prática tão importante para o desenvolvimento da criança; proponho também uma discussão de como a tecnologia ainda é vista como vilã e pouco dominada no meio educacional e como seu uso poderia ser benéfico se tivesse equilíbrio entre as práticas manuais e o contato com os eletrônicos.

Abstract

In this work of conclusion of course was intended to discuss the factors of "crisis" that the children's drawing faces presented by several authors and the difficulty of the child in the period of searching for a more realistic style. At the end of the work, I present the creation of a workshop for the valorization of the drawing, I believe that it is necessary to stimulate this practice so important for the development of the child; I also propose a discussion of how technology is still seen as villainous and little dominated in the educational environment and how its use could be beneficial if it had a balance between manual practices and contact with electronics.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Desenho, Tecnologia educacional

Citação

SANTOS, Samantha do Nascimento Alvarenga. Roteiro de oficina de desenho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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