Estratégias pedagógicas para fomento da educação ambiental na educação infantil e no ensino fundamental I
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Ensino de Ciências e Biologia
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Rio de Janeiro
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Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e constitui-se de uma revisão bibliográfica e de uma proposta didática voltada para os anos iniciais da Educação Básica, no campo da Educação Ambiental. Neste trabalho, buscou-se levantar quais os recursos e estratégias didáticas que estão presentes em publicações acadêmicas do campo da Educação Ambiental e que se relacionam à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I. A partir desse levantamento bibliográfico, identificou-se que a produção voltada para essa etapa de ensino é escassa, especialmente no tocante à Educação Infantil. Pode-se verificar também que a prática docente nas escolas ainda é muito atrelada a perspectivas conservadoras e pragmáticas, em detrimento da tendência crítica. Buscou-se propor uma sequência didática contendo atividades pedagógicas que visam fomentar a Educação Ambiental na Educação Infantil nos espaços formais de ensino. Na sequência proposta, partiu-se de uma perspectiva da Educação Ambiental crítica, visando um estímulo à autonomia dos estudantes, mediante metodologias lúdicas, contextualizadas e adaptadas à faixa etária.
Abstract
This work proposes a teaching sequence for the initial years of Basic Education, adopting the critical perspective of Environmental Education. The study uses qualitative research methods based on a literature review. First, I looked at resources and proposals of teaching strategies available in the area of Environmental Education dedicated to Early Childhood Education and Elementary Education. Based on this review, I identify that there is a limited number of studies that look at this topic. I also found that teaching practice in schools mostly consider the conservationist and pragmatic perspectives on Environmental Education, and neglect the critical approach. Therefore, I propose a didactic sequence containing pedagogical activities that aim at promoting Environmental Education in formal Early Childhood Education. In this teaching sequence, I adopt the critical perspective on Environmental Education, aiming at stimulating student autonomy, and considering ludic methodologies, which are contextualized to students’ reality and adapted to their age group.
Descrição
Palavras-chave
Biologia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Recursos didáticos, Ludicidade, Sequência didática, Formação docente
Citação
FREIRE, Juliana de Menezes. Estratégias pedagógicas para fomento da educação ambiental na educação infantil e no ensino fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.
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