Relações simbióticas a partir do Venom no universo Marvel: sequência didática para o ensino de relações ecológicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Alguns conteúdos no Ensino de Ciências e Biologia se mostram de difícil compreensão para o corpo discente, que em resposta à complexidade dos temas limita o aprendizado à memorização. Isso gera lacunas no conhecimento, pois esses conteúdos, se não forem usados para futuras associações com novos temas, serão esquecidos. Dentre esses conteúdos estão as relações ecológicas, trabalhadas exaustivamente nas aulas de ecologia. Geralmente, essas relações são apresentadas por meio de exemplos desconectados da realidade do aluno, com foco apenas no “produto final” — isto é, qual organismo é beneficiado ou prejudicado. Para lidar com tais conteúdos e estimular que os estudantes vão além da memorização, o uso de metodologias ativas, aliando as artes ao ensino de Ciências, pode se mostrar uma ferramenta valiosa. Além disso, o uso de referências do universo dos estudantes, como produtos da mídia atual e personagens e histórias da cultura pop, pode contribuir para o ensino de conteúdos específicos de Ciências e Biologia, tornando o aprendizado mais agradável, simplificando temas abstratos e aproximando o que é trabalhado em sala de aula com o dia a dia dos alunos. Este trabalho visa apresentar uma sequência didática para o ensino de simbiose e suas vertentes, dentro do conteúdo de relações ecológicas, fazendo uso do universo Marvel e do personagem Venom. Essa sequência é composta por várias etapas, as quais são passíveis de adaptação de acordo com os recursos que cada docente possuir. Nela, leva-se em consideração um contexto abrangente de simbiose, e o objetivo final é que os alunos façam associações corretas de relações ecológicas interespecíficas a depender do contexto apresentado.

Abstract

Some subjects in Science and Biology are difficult for students to understand. In response to the complexity of the topics, they limit their learning to memorization, which leads to knowledge gaps, for if these contents are not associated with new themes, students will likely forget them. Among these contents are ecological relationships, which are worked exhaustively in ecology classes. Generally, teachers present these relationships through examples that are disconnected from the student’s reality, focusing only on the "end product" — i.e., which organisms are benefited or harmed by the relationship. An alternative to deal more effectively with such subjects and encourage students to go beyond memorization would be using active methodologies by combining arts with science teaching. Using references from the student’s universe, such as current media products and pop culture characters and stories, can contribute to learning specific Science and Biology contents, making learning more enjoyable, simplifying abstract themes, and bringing what is worked in the classroom closer to the student’s daily lives. This work presents a didactic sequence for teaching symbiosis using the Marvel universe and the character Venom. This sequence consists of several stages which can be adapted according to the resources available to each teacher. It accounts for a comprehensive context of symbiosis, and the ultimate goal is for students to make correct associations of interspecific ecological relationships depending on the context presented.

Descrição

Palavras-chave

Ciências - Estudo e ensino, Biologia - Estudo e ensino, Ecologia, Ecossistemas, Simbiose, Cultura popular, Heróis, Metodologia ativa, Educação lúdica

Citação

BALTAR, João Miranda da Costa. Relações simbióticas a partir do Venom no universo Marvel: sequência didática para o ensino de relações ecológicas. 2023. Produto Educacional (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0