(Re)conhecendo, (re)conectando e vivenciando: o contato com o natural como fator imprescindível para o cuidado com o meio ambiente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este produto educacional, adotado como trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo discutir e refletir sobre os benefícios, dificuldades, aplicações e possibilidades relacionadas às práticas ecológicas em escolas, mais especificamente às práticas que envolvem hortas escolares e hortas agroecológicas, baseadas nos conhecimentos da Agroecologia. Para isso, foi desenvolvido um roteiro de episódio para um podcast, visando promover a troca de conhecimentos entre docentes e educadoras em relação à implementação de hortas em escolas para o compartilhamento de experiências, vivências e reflexões acerca do tema. As convidadas trabalham com hortas escolares em diferentes modelos e o intuito do episódio foi associar essas experiências na busca de refletir sobre os aspectos relacionados às hortas escolares “tradicionais” e a hortas agroecológicas, pontuando as diferenças, as semelhanças, as dificuldades e os benefícios de cada uma no aprendizado e na alfabetização ecológica dos alunos. Episódios anteriores a esse foram analisados para embasar e planejar as discussões, em busca de acrescentar conhecimentos à temática em questão. As discussões que ocorreram no episódio realizado no dia 10 de outubro de 2023 apresentaram diversos aspectos que podem ser abordados nas hortas, que vão além do campo nutricional, podendo envolver desde os conhecimentos da agroecologia e reflexões históricas, como as relações étnico-raciais, até a visibilização dos trabalhadores rurais e a compreensão sobre a origem e produção dos alimentos.

Abstract

This educational product adopted as a course completion work aims to discuss and reflect on the benefits, difficulties, applications and possibilities related to ecological practices in schools, more specifically practices involving traditional school gardens and agroforestry school gardens, based on knowledge of Agroecology. For this, we developed an episode script for a podcast, aiming to promote the exchange of knowledge between teachers and educators about the implementation of gardens in schools for the sharing of experiences and reflections on the subject. The guests work with different models of school gardens and the purpose of the episode was to associate these experiences in order to reflect about “traditional” school gardens and agroforestry school gardens, pointing out the differences, similarities, difficulties and benefits of each one in the students' learning and ecological literacy. Episodes prior to this one were analyzed to support and plan the discussions, seeking to add knowledge to the theme. The discussion that took place in the episode on October 10 of 2023 brought several aspects that can be involved in school gardens, which go beyond the nutritional field, and can involve from knowledge of agroecology and historical reflections, such as ethnic-racial relations, to the visibility of rural workers and understanding of the origin and production of food.

Descrição

Palavras-chave

Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino, Educação ambiental, Ecologia ambiental, Agroecologia, Horta escolar, Formação docente, Sustentabilidade

Citação

MELLO, Noemi Demarque Oliveira de. (Re)conhecendo, (re)conectando e vivenciando: o contato com o natural como fator imprescindível para o cuidado com o meio ambiente. 2023. Produto Educacional (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0