Serpentes na educação infantil: propostas para trabalhar a temática
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciências e Biologia
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A educação ambiental e o ensino de ciências, na educação infantil, são previstos legalmente, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da educação infantil (DCNEI), apontando que nessa fase, a criança desperta a curiosidade e interesse pelo mundo a sua volta, principalmente em assuntos cativantes, como as ciências e a natureza. As serpentes (subfamília Serpentes, ordem Squamata, classe Reptilia) são um grupo fascinante de répteis, vítimas de estigma negativo, influenciado por produções culturais, como filmes, livros e a mitologia. Outro efeito negativo da desinformação sobre esse grupo são os constantes acidentes, que vitimizam tanto pessoas, principalmente por se tratar de um grupo com diversas espécies peçonhentas, quanto os próprios animais, muitas vezes caçados e mortos pelo estigma e desinformações citados, causando todo um desequilíbrio ecológico. No âmbito escolar, esses animais são trabalhados, de forma rasa, nas etapas do ensino fundamental, e ensino médio, em assuntos como cadeias alimentares, evolução e biotecnologia, relacionado a produção dos soros antiofídicos, no entanto alguns trabalhos já versam sobre a inserção do conteúdo na educação infantil, das mais diferentes formas. Este trabalho se baseia na experiência do autor no trabalho com educação ambiental na educação infantil, contando com alguns espécimes de animais, sendo elas duas espécies de serpentes (Boa constrictor e Lampropeltis californiae), focando na desmistificação, respeito e admiração com esses animais. A proposta consiste em três sugestões de aulas para abordar a temática na educação infantil, sendo elas: As serpentes e a biodiversidade – focado na preservação desses (e outros) animais; As serpentes e a cadeia alimentar – focando na interação delas com outros animais (quebrando o estigma de predador vilão); As serpentes e a cultura – trazendo a importância folclórica desses animais.
Abstract
Environmental education and science teaching, in early childhood education, are legally provided for by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), pointing out that at this stage, the child arouses curiosity and interest in the world around him, especially in captivating subjects, such as the sciences and nature. Snakes (subfamily Serpentes, order Squamata, class Reptilia) are a fascinating group of reptiles, victims of negative stigma, influenced by cultural productions such as movies, books and mythology. Another negative effect of misinformation about this group is the constant accidents, which victimize both people, mainly because it is a group with several venomous species, and the animals themselves, often hunted and killed by the stigma and misinformation cited, causing a whole ecological imbalance. In the school context, these animals are worked in a shallow way, in the stages of elementary school, and high school, in subjects such as food chains, evolution and biotechnology, related to the production of antivenoms, however some works already deal with the insertion of the content in early childhood education, in the most different ways. This work is based on the author's experience in working with environmental education in early childhood education, counting on some specimens of animals, being them two species of snakes (Boa constrictor and Lampropeltis californiae), focusing on demystification, respect and admiration with these animals. The proposal consists of three suggestions of classes to address the theme in early childhood education, namely: Snakes and biodiversity – focused on the preservation of these (and other) animals; Snakes and the food chain – focusing on their interaction with other animals (breaking the stigma of villainous predator); Snakes and culture – bringing the folkloric importance of these animals.
Descrição
Palavras-chave
Ciências - Estudo e ensino, Educação infantil, Alfabetização científica, Educação ambiental, Cobras, Ensino - Metodologia, Relação homem-animal
Citação
MAGALHÃES, Rodrigo Wanderley de. Serpentes na educação infantil: propostas para trabalhar a temática. 2023. Produto Educacional (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
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