MV Bill e o rap como forma de aquilombamento: “Só Deus pode me julgar” como resistência e crítica social
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a notoriedade da vida e obra do artista e ativista social MV Bill e como sua canção "Só Deus pode me julgar" pode apontar um caminho para uma proposta de coletividade, tendo como ponto de partida a sala de aula. A partir dessa análise, buscamos compreender a importância do trabalho do rapper como ferramenta de trabalho em relação à resistência ao sistema de dominação cultural presente no Brasil desde os tempos coloniais. O Aquilombamento se tornou um movimento que nos obriga a questionar o racismo estrutural por meio do aprendizado permanente, numa luta incansável pelo fim das tantas injustiças sociais.
Abstract
This article aims to reflect on the notoriety of the life and work of the artist and social activist MV Bill and how his song "Only God can judge me" can point a way towards a proposal of collectivity, having as a starting point the classroom. From this analysis, we seek an understanding about the importance of the rapper's work as a work tool in relation to the resistance to the system of cultural domination present in Brazil since colonial times. Aquilombamento has become a movement that forces us to question structural racism through permanent learning, in a tireless struggle towards the end of the many social injustices.
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Cultura, Rap (Música), Resistência na arte, Movimentos sociais, Movimento negro - Brasil, Quilombos
Citação
Côrtes, Frederico Monteiro de Castro. MV Bill e o rap como forma de aquilombamento: “Só Deus pode me julgar” como resistência e crítica social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
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