Ensino de sociologia e educação ambiental: conteúdos e abordagens do livro didático Natureza em Transformação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Considerando a atual crise socioambiental e climática que se agrava nos últimos anos, devido à intensificação da exploração da natureza, é cada vez mais importante a promoção de uma Educação Ambiental Crítica nas escolas e a disciplina de Sociologia pode ser importante aliada neste processo, capaz de oferecer as ferramentas para o desenvolvimento de um olhar crítico e complexo nos estudantes a respeito desta crise. Por isso, esta pesquisa buscou compreender como a disciplina de Sociologia aborda a Educação Ambiental, através do livro didático Natureza em Transformação - Editora Moderna - ano 2020, lançado de acordo com o PNLD 2021 e com a nova BNCC (2018). A pesquisa utiliza como objeto de análise o livro didático, pois o mesmo é considerado um importante objeto de pesquisa para o Ensino de Sociologia, visto que é um dos principais recursos no processo de ensino-aprendizagem, sendo um importante auxílio no processo da aprendizagem discente e ferramenta de apoio à prática docente. A análise de como este objeto trata a questão ambiental, foi feita de forma qualitativa e quantitativa, além disso, se fundamentou nos conceitos de Educação Ambiental Crítica e Educação Ambiental Conservadora. Sendo possível perceber que, neste livro didático, a disciplina de Sociologia, apesar de ser o componente curricular de CHSA com menor número de páginas (19), conseguiu oferecer um olhar bem crítico a respeito da crise socio, da fome no mundo e do uso de agrotóxicos, questionou também a possibilidade de um desenvolvimento sustentável dentro de um sistema capitalista, assim como defendeu a reforma agrária, a agricultura familiar, a importância de movimentos sociais como o MST, o MAB e a Aliança dos Povos Indígenas, além de promover conceitos como justiça ambiental, racismo ambiental e zonas de sacrifício. Esta pesquisa é um importante passo para a compreensão da relação entre Ensino de Sociologia e Educação Ambiental Crítica, relação esta que ainda pode ser muito explorada e desenvolvida.

Abstract

Considering the current socio-environmental and climate crisis that has worsened in recent years, due to the intensification of the exploitation of nature, it is increasingly important to promote Critical Environmental Education in schools and the discipline of Sociology can be an important ally in this process, capable of offer as tools for the development of a critical and complex view in students about this crisis. Therefore, this research sought to understand how the discipline of Sociology approaches Environmental Education, through the textbook Nature in Transformation – Moderna Publisher – year 2020, launched in accordance with the PNLD 2021 and with the new BNCC (2018). The research uses the textbook as an object of analysis, as it is considered an important research object for the Teaching of Sociology, since it is one of the main resources in the teaching-learning process, being an important aid in the student learning process and a tool to support teaching practice. The analysis of how this object deals with the environmental issue was carried out qualitatively and quantitatively, in addition, it was based on the concepts of Critical Environmental Education and Conservative Environmental Education. It is possible to see that, in this textbook, the discipline of Sociology, despite being the CHSA curricular component with the fewest pages (19), managed to offer a very critical look at the socio-environmental crisis, world hunger and the use of pesticides, it also questioned the possibility of sustainable development inside a capitalist system, as well as defended agrarian reform, family farming, the importance of social movements such as the MST, the MAB and the Alliance of Indigenous Peoples, in addition to promoting concepts such as environmental justice, environmental racism and sacrifice zones. This research is an important step towards understanding the relationship between Teaching Sociology and Environmental Education, a relationship that can still be explored and developed.

Descrição

Palavras-chave

Ciências sociais - Estudo e ensino, Educação ambiental crítica, Livro didático

Citação

Trindade, Giulia Amaral. Ensino de sociologia e educação ambiental: conteúdos e abordagens do livro didático Natureza em Transformação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0