Decolonialidade no ensino de sociologia: avaliação dos livros de formação continuada
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciência Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse estudo tem o objetivo de examinar como a perspectiva decolonial aparece nos livros de formação continuada de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos 2021 (PNLD). O trabalho destaca a importância da perspectiva decolonial para análise das sociedades latino-americanas, por entender que a colonialidade faz com que as ciências humanas considerem válidos apenas pontos de vistas eurocêntricos. Nesse sentido, a perspectiva decolonial analisa a formação das sociedades latino-americanas a partir da modernidade tendo a colonização das Américas e a escravização de pessoas africanas como um pilar de sua configuração. O presente estudo busca como a presença da decolonialidade pode agregar tanto na aprendizagem de Sociologia no ensino médio, como na formação dos profissionais que lecionam na educação básica. Para isso, a decolonialidade é ponto de partida enquanto projeto que valoriza a coexistência de pessoas, culturas, e saberes plurais. Serão analisados dois livros de formação continuada de Sociologia dos quatro que foram aprovados no PNLD de 2021, visando entender como esses materiais podem contribuir para a presença da teoria e da prática decoloniais no ensino médio. Em cada livro será analisado o conteúdo relacionado ao pensamento decolonial de forma a identificar: a apresentação da perspectiva decolonial, as temáticas, os conceitos, os teóricos mobilizados, entre outros fatores. Além disso, a pesquisa pretende identificar as aproximações e diferenças na forma de apresentar a decolonialidade aos professores nas obras selecionadas.
Abstract
This paper’s goal is to exam how the decolonial perspective appears in the Sociology books of continuing education approved by the 2021 Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). The study highlights the decolonial perspective’s importance to the analyses of Latin-Americans societies, because it understands that coloniality makes human sciences validate only Eurocentric point of views. In that regard, the decolonial perspective analyses the Latin-Americans societies’ formation since modernity, considering the colonization of the American continent and the enslavement of African people as its founding points. The present study searches how the decoloniality presence can contribute as much as the learning of Sociology onto high school, as in the education teachers’ who lecture in basic education. To accomplish that, decoloniality is the starting point as a project which values the coexistence of plural people, cultures, and knowledges. Two continuing education books will be analyzed from the four books that were approved by the 2021 PNLD, aiming to understand how these materials can contribute to the presence of decolonial theory and practices in high school. In each book the content related to decolonial thinking will be analyzed in a way to identify: the decolonial perspective’s presentation, its themes, its concepts, the thinkers who mobilize the field, amongst other factors. Beyond that, the study intend to identify the similarities and diferences in the way of presenting decoloniality to teachers in the selected works.
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Sociologia - Estudo e ensino, Educação decolonial, Decolonialidade, Formação continuada, Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Citação
Gonçalves, Sergio dos Santos. Decolonialidade no ensino de sociologia: avaliação dos livros de formação continuada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




