Programa Institucional de Residência Pedagógica: uma análise comparativa dos editais Capes nº 06/2018 e Capes nº 01/2020
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este artigo visa apresentar uma análise comparativa dos editais Capes nº6/2018 e Capes nº 1/2020, ambos do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), instituído por Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 28 de fevereiro de 2018, com o objetivo de identificar a concepção de formação de professores a que ele se vincula. Procuramos sintetizar, também, algumas das reflexões sobre política de formação de professores no Brasil e sobre o contexto político da criação do programa, bem como sua relação com as reformas empresariais da educação.
Abstract
This article aims to present a comparative analysis of Capes nº6/2018 and Capes nº 1/2020 announcements, both from the Institutional Pedagogical Residency Program (PIRP), established by directive of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), on February 28, 2018, with the objective of identifying the conception of teacher training to which it is linked. We also tried to synthesize some of the reflections on teacher education policy in Brazil and on the political context of the creation of the program, as well as its relationship with the corporate reforms in education.
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Residência pedagógica, Políticas públicas, Professores - Formação, Reforma do ensino
Citação
Couto, Priscila de Souza Costa. Programa Institucional de Residência Pedagógica: uma análise comparativa dos editais Capes nº 06/2018 e Capes nº 01/2020. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
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