Explorando a criatividade, a matemática e o bem-estar através da pintura numerada em polígonos: uma abordagem interdisciplinar para alunos dos quinto e sexto anos
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Matemática
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O recurso a atividades interdisciplinares em sala de aula vem ajudando alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos transversais a diversas áreas do conhecimento. Essa prática está também presente no ensino de matemática. Ao utilizar conhecimentos de Arte como a pintura numerada e da Matemática, no que respeita a conceitos envolvendo polígonos, foi verificado que os alunos assimilam esses conceitos e efetuaram o reconhecimento dos polígonos com maior facilidade, salientando-se que o uso da pintura numerada é uma prática relaxante e prazerosa. Com a apresentação das características e a classificação dos polígonos, os alunos efetuaram uma atividade na qual tiveram que reconhecer e numerar os polígonos de acordo com uma legenda que lhes foi apresentada e em seguida efetuaram a pintura, tornando assim a identificação desses polígonos muito mais rápida, de acordo com suas características. Foi observado, de maneira quantitativa e qualitativa, que os alunos atingiram mais rapidamente e de forma mais prazerosa, o objetivo da atividade. O trabalho em conjunto do reconhecimento dos polígonos e da pintura numerada contribuiu, de forma positiva, para que o domínio do conteúdo matemático fosse alcançado e, como aplicação desse conhecimento, os alunos fizeram uma segunda atividade onde puderam usar os conceitos, tanto de polígonos, como de pintura numerada, de forma livre para construírem a sua própria pintura com polígonos e suas características, usando a sua criatividade e aplicando os conceitos.
Abstract
The use of interdisciplinary activities in the classroom has been aiding students and teachers in the teaching and learning process of cross-cutting content across various fields of knowledge. This practice is also present in mathematics education. By using knowledge from Arts, such as numbered painting, and Mathematics, particularly involving polygon concepts, it was observed that students absorbed these concepts and recognized polygons more easily. Notably, the use of numbered painting serves as a relaxing and enjoyable practice. Through the presentation of polygon characteristics and classification, students engaged in an activity where they had to identify and number polygons according to a provided legend, followed by painting them. This made the identification of these polygons much quicker within their conceptual framework. Quantitative and qualitative observations revealed that students reached the activity's goal more swiftly and with less stress. The collaborative work of polygon recognition and numbered painting positively contributed to achieving a mastery of mathematical content. As an application of this knowledge, students undertook a second activity where they freely utilized both polygon and numbered painting concepts to create their own polygon-based paintings, tapping into their creativity and applying the concepts.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Geometria - Estudo e ensino, Polígonos, Matemática na arte, Pintura, Processo de ensino-aprendizagem
Citação
GONÇALVES, Jacqueline de Oliveira. Explorando a criatividade, a matemática e o bem-estar através da pintura numerada em polígonos: uma abordagem interdisciplinar para alunos dos quinto e sexto anos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


