Imaginário literário e identidade negra: desafios e reflexões de uma professora da rede pública em busca de uma educação antirracista
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho é fruto de uma reflexão a partir de dados recolhidos em uma pesquisa-ação realizada com os alunos de 8º e 9ª anos da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, de Itaboraí. A pesquisa visa contribuir para construção identitária negra a partir da formação de um imaginário literário enegrecido. Foram trabalhados contos, poesias e músicas de autores negros, em grande parte contemporâneos. Como produto da pesquisa-ação, foram produzidos textos verbais e visuais. O resultado não frustrou as expectativas: percebeu-se a mudança nos textos de vários alunos após a intervenção literária.
Descrição
Palavras-chave
Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Educação, Ensino público, Decolonialidade, Identidade racial
Citação
Souza, Heloisa de. Imaginário literário e identidade negra: desafios e reflexões de uma professora da rede pública em busca de uma educação antirracista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




