Imaginário literário e identidade negra: desafios e reflexões de uma professora da rede pública em busca de uma educação antirracista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho é fruto de uma reflexão a partir de dados recolhidos em uma pesquisa-ação realizada com os alunos de 8º e 9ª anos da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, de Itaboraí. A pesquisa visa contribuir para construção identitária negra a partir da formação de um imaginário literário enegrecido. Foram trabalhados contos, poesias e músicas de autores negros, em grande parte contemporâneos. Como produto da pesquisa-ação, foram produzidos textos verbais e visuais. O resultado não frustrou as expectativas: percebeu-se a mudança nos textos de vários alunos após a intervenção literária.

Descrição

Palavras-chave

Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Educação, Ensino público, Decolonialidade, Identidade racial

Citação

Souza, Heloisa de. Imaginário literário e identidade negra: desafios e reflexões de uma professora da rede pública em busca de uma educação antirracista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0