O rap e a identidade latino-americana: em busca de uma interculturalidade crítica
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Em virtude da carência da noção do que são as identidades latino-americanas – e como o Brasil também se insere dentro delas, aliado a uma observável insuficiência de letramento crítico por conta dos alunos, o presente trabalho busca produzir atividades de análise crítica entre duas letras de rap produzidas respectivamente pelo grupo Calle 13 e pelo cantor Residente – Latinoamérica e This is not America. Busca-se assim revelar um conjunto de realidades muito próximas encontradas entre Brasil e América Hispânica, levantando um debate acerca dos processos de identidade e interculturalidade encontrados, e promovendo o reconhecimento do aluno brasileiro como parte do povo latino-americano. A escolha do rap deu-se pelo fato do seu caráter decolonial e político de propiciar espaços para que as vozes de identidades inviabilizadas pela narrativa hegemônica sejam circuladas, fato que se encaixa perfeitamente no projeto de inteculturalidade crítica proposto por Walsh (2010), ao escancarar as estruturas coloniais-raciais presentes na formação das identidades latino-americanas e assim construir um novo processo educativo. As bases teóricas do trabalho estão alicerçadas nos estudos de Stuart Hall sobre identidade (2014), de Tomaz Tadeu da Silva sobre identidade e diferença (2014), e de Catherine Walsh sobre interculturalidade crítica (2009). A partir da ideia de que as identidades pós-modernas são sobretudo fragmentadas e múltiplas, a ideia do artigo é articular essas diversas identidades em um processo de estudo analítico intercultural, transformar as estruturas hegemônicas considerar as identidades subalternizadas, construindo assim um processo pedagógico crítico e mais consciente da realidade latino-americana.
Resumen
Debido a la falta de noción de qué son las identidades latinoamericanas - y cómo Brasil también está incluido dentro de ellas, combinada con una observable falta de alfabetización crítica por parte de los estudiantes, el presente trabajo busca producir actividades de análisis crítico entre dos letras de canciones de rap producidas. respectivamente por el grupo Calle 13 y el cantante Residente – Latinoamérica y This is not America. El objetivo es revelar un conjunto de realidades muy cercanas entre Brasil e Hispanoamérica, suscitando un debate sobre los procesos de identidad e interculturalidad encontrados y promoviendo el reconocimiento de los estudiantes brasileños como parte del pueblo latinoamericano. Fue elegido el rap por su carácter decolonial y político de propiciar espacios para que las voces de identidades tornadas inviables por la narrativa hegemónica sean propagadas, hecho que encaja perfectamente en el proyecto de interculturalidad crítica propuesto por Walsh (2010), al exponer las estructuras coloniales-raciales presentes en la formación de las identidades latinoamericanas y así construir un nuevo proceso educativo. Las bases teóricas del trabajo se basan en los estudios de Stuart Hall sobre identidad (2014), Tomaz Tadeu da Silva sobre identidad y diferencia (2014), y Catherine Walsh sobre interculturalidad crítica (2009). Partiendo de la idea de que las identidades posmodernas son ante todo fragmentadas y múltiples, la idea del artículo es articular estas identidades diversas en un proceso de estudio analítico intercultural, transformar estructuras hegemónicas y considerar las. identidades subordinadas, construyendo así un proceso pedagógico crítico y más consciente de la realidad latinoamericana.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola - Estudo e ensino, Rap (Música), Interculturalidade, Letramento crítico, Decolonialidade
Citação
Ferreira, Camila Lopes. O rap e a identidade latino-americana: em busca de uma interculturalidade crítica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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