Descontinuidade do ensino profissional no Colégio Estadual México: impactos e soluções para a comunidade escolar (Rio de Janeiro, 2012-2023)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Essa pesquisa propôs investigar as razões para o fim da oferta de Educação Profissional no Colégio Estadual México, ocorrido em 2013. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Utilizando entrevistas estruturadas, revisão bibliográfica e análise documental, incluindo a legislação pertinente, a pesquisa buscou identificar os impactos dessa decisão na comunidade escolar e avaliar o interesse dos alunos nessa modalidade de ensino. Durante a pesquisa, constatou-se que poucos estudantes conheciam a história da instituição, ativa desde 1955 no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro. Mais de 90% dos estudantes consideraram importante vincular a última etapa da educação básica ao ensino profissional, especialmente em cursos técnicos em administração de empresas, os mais indicados pelos estudantes. Neste sentido, os dados coletados buscam não apenas divulgar a trajetória da escola, mas também sensibilizar o poder público estadual para a melhoria da oferta de cursos técnicos, especialmente no período noturno, atendendo às necessidades da comunidade local. O produto educacional desenvolvido foi um e-book contando a histórico do colégio e contendo ao final uma planilha interativa com oferta de cursos técnicos na região onde está localizado.

Abstract

This research proposed to investigate the reasons for the end of the offer of Professional Education at Colégio Estadual México, which occurred in 2013. The research is qualitative, of the case study and action research type. Using structured interviews, bibliographic review and documentary analysis, including relevant legislation, the research sought to identify the impacts of this decision on the school community and assess students' interest in this type of teaching. During the research, it was found that few students knew the history of the institution, active since 1955 in the Botafogo neighborhood in the city of Rio de Janeiro. More than 90% of students considered it important to link the last stage of basic education with professional education, especially in technical courses in business administration, which students most recommend. In this sense, the data collected seeks not only to publicize the school's trajectory, but also to raise awareness among the state public authorities about improving the provision of technical courses, especially at night, meeting the needs of the local community. The educational product developed was an e-book telling the history of the school and containing at the end an interactive spreadsheet offering technical courses in the region where it is located.

Descrição

Palavras-chave

Educação profissional, Educação tecnológica, Colégio Estadual México, Rio de Janeiro (Estado). Secretaria de Educação, Fundação de Apoio à Escola Técnica (RJ)

Citação

OLIVEIRA, Mabel Freire de. Descontinuidade do ensino profissional no Colégio Estadual México: impactos e soluções para comunidade escolar (Rio de Janeiro, 2012-2023). 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0