Cuenta la leyenda: uma proposta de ensino/aprendizagem de espanhol através de contos populares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Tendo em vista o caráter formativo que a literatura pode exercer na vida dos sujeitos (TODOROV, 2009) a presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização de lendas/mitos latinoamericanos no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Desenvolveremos uma discussão para compreender como está estruturado o ensino de espanhol e qual é o lugar dos contos populares no âmbito do ensino básico para posteriormente apresentar uma proposta de sequência didática(COSSON, 2016) considerando a utilização de textos literários de tal natureza, podendo assim, oferecer maneiras de utilizar de forma produtiva esse gênero que dá voz e destaca a ampla presença dos saberes e tradições ancestrais, muito importantes para a construção identitária coletiva

Abstract

Bearing in mind the formative nature that literature can play in the lives of subjects (TODOROV, 2009), this research aims to investigate the use of Latin American legends/myths in the process of teaching/learning Spanish as an foreign language. We will develop a discussion to understand how the teaching of Spanish is structured and what is the place of folk tales within the scope of basic education to later present a proposal for a didactic sequence(COSSON, 2016) considering the use of literary texts of this nature, thus being able to offer ways of using this genre that gives voice and highlights the broad presence of ancestral knowledge and traditions, very important for the construction of collective identity, is productive

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola - Estudo e ensino, Contos folclóricos, Lendas, Mitologia na literatura, Processo de ensino-aprendizagem, Identidade social

Citação

Nascimento, Camila Pinhal do. Cuenta la leyenda: uma proposta de ensino/aprendizagem de espanhol através de contos populares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0