O discurso do material didático de espanhol como língua estrangeira (E/LE): a literatura como desdobramento de cultura na coleção Cercanía Joven
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho analisa a coleção Cercanía Joven (2013), que integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 2015, considerando o lugar da Literatura no referido material didático. A partir de um recorte do corpus, observa-se que ela, a Literatura, aparece somente ao final da primeira unidade do primeiro volume da coleção, na seção intitulada Proyectos, sendo tratada como algo separado do ensino de língua, o que dá sentido ao lugar que, geralmente, a Literatura possui nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Assim, pretende-se observar a maneira como a Literatura é trabalhada, mencionada e materializada no referido livro didático. Para isso, realiza-se levantamentos bibliográficos sobre Análise do Discurso Materialista e Histórias das Ideias Linguísticas (Orlandi, 2007; Althusser, 1985) para tratar os possíveis silenciamentos, presenças e ausências nos quais a literatura se insere. Também são usados teóricos da área do ensino de Literatura, como Cosson (1985), Candido (1999) e outros.
Resumen
Este trabajo analiza la colección Cercanía Joven (2013), que integra el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 2015, considerando el lugar de la Literatura en tal material didáctico. A partir de un recorte del corpus, se observa que ella, la Literatura, aparece solamente al final de la primera unidad del primer volumen de la colección, en la sesión que se llama Proyectos, siendo tratada como algo separado de la enseñanza de lengua, lo que da sentido al lugar que, generalmente, la Literatura posee en las clases de Español como Lengua Extranjera (E/LE). De este modo, se pretende observar la manera como la Literatura es trabajada, mencionada y materializada en el referido libro didáctico. Para esto, se realiza levantamientos bibliográficos sobre Análisis de Discurso Materialista e Historias de las Ideas Lingüísticas (Orlandi, 2007; Althusser, 1985), para tratar los posibles silenciamientos, presencias y ausencias en los cuales la literatura se inserta. También son usados teóricos del área de enseñanza de Literatura, como Cosson (1985), Candido (1999) y otros.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola - Estudo e ensino, Literatura em língua espanhola, Material didático, Análise do discurso, Leitura - Estudo e ensino, Análise de conteúdo, Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Citação
Silva, Mariana Assumpção da. O discurso do material didático de espanhol como língua estrangeira (e/le): a literatura como desdobramento de cultura na coleção Cercanía Joven. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




