Explorando o potencial do gênero reels do Instagram para o ensino de espanhol: um relato de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativo-interpretativista, vinculado ao programa de pós-graduação em Ensino de Espanhol do Colégio Pedro II, investigou a prática pedagógica de uma professora de espanhol que utiliza o Instagram como interface para ensinar este idioma na era digital. A pesquisa debruçou-se a problematizar 30 reels (gênero digital) na página do Instagram @asoylatina, com ênfase na análise detalhada de três vídeos mais populares, abordando aspectos pedagógicos, recursos audiovisuais e estratégias comunicativas empregadas. Ao considerar a cibercultura como o contexto contemporâneo mediado pelas tecnologias digitais (SANTOS, 2012) e a aprendizagem ubíqua (SANTAELLA, 2010) como motes do ensino aprendizagem no contexto digital, este estudo apresentou-se como um relato de experiência (KURT, 2005) sobre a criação deste conteúdo. A análise revelou a aplicação eficaz de estratégias pedagógicas, da criatividade na utilização de recursos visuais e de áudio, bem como a identificação de padrões comunicativos relevantes para a prática educacional. Os estudos de Santos (2012), Santaella (2010), Bakhtin (2008), Medviédev (2012), Volochinov (2017), (Lemos, 2003) e Kotler (2012) forneceram suporte teórico para a compreensão do contexto da cibercultura, do reels como gênero do discurso e das estratégias de ensino empregadas. Os resultados obtidos buscaram contribuir para uma compreensão mais profunda do ensino de espanhol mediado pelas mídias sociais, oferecendo insights teóricos e práticos para educadores interessados em explorar o potencial dessas plataformas no contexto educacional.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola - Estudo e ensino, Cibercultura, Instagram (Rede social on-line), Aprendizagem, Educação e tecnologia, Análise do discurso, Letramento digital, Atividades criativas na sala de aula

Citação

Tomaz, Mycaelly Soares. Explorando o potencial do gênero reels do Instagram para o ensino de espanhol: um relato de experiência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0