Uma proposta de sequência didática investigativa para o ensino de magnetismo através da experimentação
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Física na Educação Básica.
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As dificuldades no ensino/aprendizagem de Física e o pouco estímulo e atrativo dos estudantes em relação a essa disciplina, tem levado educadores a buscarem uma reconstrução dos conceitos básicos desta matéria. Esse trabalho tem por intuito apresentar uma proposta de sequência didática investigativa para o ensino de magnetismo com o auxílio de aparatos experimentais feitos com materiais de baixo custo e de fácil acesso. O objetivo central do trabalho é tornar o estudante um agente mais ativo em sala de aula, já que através da observação e interação com os experimentos, é possível despertar um senso crítico e questionador, para associar a prática do fenômeno físico com teórico. De cunho qualitativo, a sequência didática tem como público-alvo estudantes do 3º ano do ensino médio e será composta por seis atividades, perfazendo um total de seis tempos de aula, com duração de quarenta e cinco minutos cada tempo. Antes da aplicação da sequência, os discentes responderão perguntas simples para avaliar os conhecimentos prévios sobre o tema, e ao final será feito uma roda de debate com os estudantes para avaliar os padrões de respostas referentes as perguntas investigativas.
Abstract
The difficulties in teaching / learning Physics and the little stimulation and attractiveness of students in relation to this discipline, have led educators to seek a reconstruction of the Physics’ basic concepts. The main goal in this work is to present a proposal for an investigative didactic sequence aiming the teaching of magnetism within a low-cost and easily accessible materials experimental scenario. Another important objective in this work is to become the students as a more active participant in the classroom through observation and interaction with the experiments. By doing this, it is possible to encourage their critical and questioning senses, to associate the experimental side of the physical phenomenon with the theoretical one. Within a qualitative aspect, the didactic sequence is proposed to high school students and will consist of six activities, with a total of six class periods. Before the application of such a sequence, the students will answer simple questions in order to check their previous knowledge on the topic. At the end of this step, there will be a debate with students to assess the patterns of answers regarding investigative questions
Descrição
Palavras-chave
Física - Estudo e ensino, Magnetismo, Sequência didática
Citação
Silva, Guilherme Lima Botelho da. Uma proposta de sequência didática investigativa para o ensino de magnetismo através da experimentação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




