O impacto dos referenciais de formação de professores em uma prática docente crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Física na Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Muito se tem discutido sobre o papel do professor e sobre a sua participação efetiva na construção da sociedade. A relevância do professor na formação pedagógica do indivíduo no ambiente escolar, bem como na sua composição como cidadão, é incontestável. Por outro lado, se faz necessário o debate sobre a imprescindibilidade da busca contínua pela qualidade da formação docente, tanto técnica quanto na sua descoberta como Intelectual. Esse trabalho persiste em uma análise de referenciais teóricos que concentraram seus olhares para a formação de professores e indicaram caminhos para uma prática pedagógica reflexiva. O objetivo é trazer a tona a discussão de quais possíveis impactos e mudanças tais referenciais podem causar na prática docente diária de maneira individual ou coletiva. O trabalho configura-se como teórico, em que esperamos estabelecer a importância do olhar crítico e reflexivo do docente na busca incessante pela construção de sua própria identidade como intelectual transformador.

Abstract

Much has been discussed about the role of teachers and their effective participation in the construction of society. The relevance of the teacher in the pedagogical formation of the individual in the school environment, as well as in its composition as a citizen, is undeniable. On the other hand, it is necessary to debate the indispensability of the continuous search for the quality of teacher training, both technical and in its discovery as Intellectual. This work persists in an analysis of theoretical references that focused their attention on teacher training and indicated paths for a reflective pedagogical practice. The objective is to bring up the discussion of what possible impacts and changes such references can cause in the daily teaching practice, individually or collectively. The work is configured as theoretical, in which we hope to establish the importance of the teacher's critical and reflective look in the incessant search for the construction of his own identity as a transformative intellectual.

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Formação de professores, Ensino - Metodologia, Reforma educacional

Citação

Campos, Paula Nascimento de Chiara. O impacto dos referenciais de formação de professores em uma prática docente crítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0