Uma tragicomédia climática: um jogo de RPG para o ensino de ciências do 8º ano do ensino fundamental

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Física na Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Segundo o IPCC, nós já estamos experimentando os efeitos das mudanças climáticas e as projeções apontam muitas consequências negativas para o futuro se nada for feito. A BNCC orienta a abordagem dessa importante temática nas aulas de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem por objetivo propor uma atividade lúdica para se trabalhar mudanças climáticas em sala de aula. Para tanto, foi realizado um levantamento da literatura recente sobre gamificação em sala de aula. Os autores pesquisados concordaram que a gamificação pode trazer melhoras na motivação e no aprendizado dos estudantes. Foi proposto, então, um jogo de RPG baseado nos sistemas Fiasco e Dominus. O jogo foi elaborado para durar poucos tempos de aula, para ser jogado com a turma dividida em grupos e com poucos materiais. O roteiro do jogo incentiva os alunos a criarem coletivamente uma história em que encarnarão personagens num mundo de fantasia assolado por mudanças climáticas e propõe questões para discussão ao final. Por fim, acredita-se que o jogo proposto tem grande potencial de ser adaptado para qualquer Componente Curricular de qualquer nível do Ensino Básico.

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Ciências - Estudo e ensino, RPG, Gamificação

Citação

Cabral, Rafael Livolis de Alcantara . Uma tragicomédia climática: um jogo de RPG para o ensino de ciências do 8º ano do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

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