Contextualizando historicamente o telescópio de Galileu e seu uso
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Física na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
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Editor
Resumo
Este trabalho aborda, num contexto histórico, social e científico, o impacto social do telescópio de Galileu, revelando uma conexão, por vezes espontânea entre as descobertas realizadas. Também apresenta um breve histórico sobre o contexto social do telescópio na evolução científica. Ao final foi elaborada uma proposta de aula que pretende facilitar o aprendizado do aluno e gere discussão em sala de aula para ser mediada pelo professor. O telescópio de Galileu trouxe consigo não somente uma inovação, mas também revolucionou o contexto histórico de observação do céu e contribuiu muito para evolução cientifica da época em varias áreas, como ótica, geometria, astronomia e filosofia. Contudo, estudantes do ensino médio mostram dificuldade em entender esse processo contextualizado em relação à história da física. A proposta de aula discute esse contexto social para introduzir o tema a partir de uma abordagem história do telescópio de Galileu. Na qual tem o enfoque desmitificar a historia da física para o aluno. Este telescópio consiste em um instrumento aprimorado por Galileu que envolve diversos temas da física como astronomia, ótica etc. Essa proposta de ensino será elaborada através da contextualização histórica do fato. Podendo assim, futuramente, ser testada em salas de aula do ensino médio.
Descrição
Palavras-chave
Física - estudo e ensino, Ciência - História, Galileu 1564-1642, Telescópios
Citação
Melo, Vinícius Bandeira de. Contextualizando historicamente o telescópio de Galileu e seu uso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.
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