Uma proposta de sequência de ensino por investigação de acústica no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Física na Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho é introduzido no contexto da discussão sobre os desafios educacionais contemporâneos oriundos, entre outros, da abordagem dogmática do ensino, que geralmente se concentra na transmissão de conteúdos conceituais pelos professores aos estudantes. Isso resulta em uma aprendizagem superficial e pouco duradoura, limitada a situações já conhecidas. Em contrapartida, existem outras abordagens pedagógicas oriundas de um olhar para a construção da aprendizagem e nas capacidades a serem trabalhadas nos diferentes seres humanos, ressignificando o papel da escola na sociedade. Nesse sentido, este trabalho objetiva trazer uma proposta de ensino que proporcione aos estudantes de ensino médio uma aprendizagem significativa do conteúdo de acústica. Para tal, foram usados referencias de ensino por investigação e sequência de ensino investigativas (SEIs) para elaborar uma SEI composta de atividades que estariam no grau 3 de liberdade intelectual, já que apenas os problemas são exclusivamente propostos pelo professor, enquanto os demais itens são elaborados pelos alunos (entre eles ou em conjunto com o professor). Discute-se também possibilidades de respostas para as atividades propostas na SEI. Espera-se que este trabalho possa auxiliar aqueles que queiram iniciar uma leitura sobre ensino por investigação e aprendizagem significativa, e que futuramente a proposta de ensino aqui apresentada possa ser aplicada e aprimorada.

Abstract

The present work is introduced in the context of the discussion about the contemporary educational challenges arising, among others, from the dogmatic approach to teaching, which generally focuses on the transmission of conceptual contents by teachers to students. This results in superficial and short-lasting learning, limited to situations that are already known by the students. On the other hand, there are other pedagogical approaches arising from a perspective of the construction of learning and the capacities to be worked on in different human beings, re-signifying the role of the school in society. In this sense, this work aims to bring a teaching proposal that provides high school students with a meaningful learning of acoustics content. For this, research teaching references and investigative teaching sequences (SEIs) were used to elaborate a SEI composed of activities that would be in degree 3 of intellectual freedom, since only the problems are exclusively proposed by the teacher, while the other items are prepared by the students (among them or together with the teacher). It also discusses possible responses to the activities proposed in the SEI. It is hoped that this work can help those who want to start reading about teaching by investigation and meaningful learning, and that in the future the teaching proposal presented here can be applied and improved.

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Acústica, Prática de ensino, Investigação científica, Teoria da aprendizagem significativa

Citação

Gomes, Carlos Vinicius Barros. Uma proposta de sequência de ensino por investigação de acústica no ensino médio . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0