O jogo “caxias alerta”: uma proposta didática sobre justiça ambiental para o ensino de geografia
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho propõe apresentar um jogo didático voltado para o ensino de Geografia dentro da temática da justiça ambiental. A Educação Ambiental vista nas escolas ainda hoje carrega um notório viés sustentável que pouco acrescenta em uma criticidade sobre as consequências ligadas à exploração dos recursos naturais dentro de um sistema capitalista. Para além disso há uma desconexão da forma que a temática ambiental se insere na escola com a realidade dos alunos de periferia, que são os que mais convivem com os danos ambientais, como poluição dos rios e inundações. O objetivo da pesquisa é então analisar de que forma a Geografia Escolar, através do raciocínio geográfico, pode contribuir para uma educação ambiental crítica e transformadora. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico dentro do tema da Justiça Ambiental, destacando a luta deste movimento e os principais casos de injustiça ambiental no Brasil, e também um debate sobre educação ambiental crítica e o raciocínio geográfico. Por fim, a pesquisa apresenta o jogo “Caxias Alerta”, uma ferramenta pedagógica pensada para os professores de Geografia que lecionam no município de Duque de Caxias e que possui como proposta apresentar as principais características sobre os conflitos ambientais presentes nesta região.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Professores de geografia, Jogos educativos
Citação
CASTRO, Karine Souto de. O jogo “caxias alerta”: uma proposta didática sobre justiça ambiental para o ensino de geografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




