O jogo “caxias alerta”: uma proposta didática sobre justiça ambiental para o ensino de geografia

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho propõe apresentar um jogo didático voltado para o ensino de Geografia dentro da temática da justiça ambiental. A Educação Ambiental vista nas escolas ainda hoje carrega um notório viés sustentável que pouco acrescenta em uma criticidade sobre as consequências ligadas à exploração dos recursos naturais dentro de um sistema capitalista. Para além disso há uma desconexão da forma que a temática ambiental se insere na escola com a realidade dos alunos de periferia, que são os que mais convivem com os danos ambientais, como poluição dos rios e inundações. O objetivo da pesquisa é então analisar de que forma a Geografia Escolar, através do raciocínio geográfico, pode contribuir para uma educação ambiental crítica e transformadora. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico dentro do tema da Justiça Ambiental, destacando a luta deste movimento e os principais casos de injustiça ambiental no Brasil, e também um debate sobre educação ambiental crítica e o raciocínio geográfico. Por fim, a pesquisa apresenta o jogo “Caxias Alerta”, uma ferramenta pedagógica pensada para os professores de Geografia que lecionam no município de Duque de Caxias e que possui como proposta apresentar as principais características sobre os conflitos ambientais presentes nesta região.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Professores de geografia, Jogos educativos

Citação

CASTRO, Karine Souto de. O jogo “caxias alerta”: uma proposta didática sobre justiça ambiental para o ensino de geografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

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