O agravamento do precariado professoral na pandemia com êfase na prática dos professores de geografia nesse período
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo surge a partir da constatação que a precarização da classe docente pode afetar a qualidade do ensino de geografia, sofrendo um agravamento no contexto pandêmico. Buscou-se investigar o possível aumento do que chamamos de precariado professoral em 2020 e 2021, com a pandemia, e entender como se deu esse agravamento. Para tal, realizamos uma pesquisa descritiva baseada em uma bibliografia acertiva e na aplicação de um questionário com professores de geografia pós-graduandos. Neste trabalho, utilizamos autores relevantes ao tema além de entrevistas que nos auxiliaram a alcançar nossos objetivos. Ao longo dessa pesquisa, tentamos entender como a pandemia afetou e potencializou ainda mais a trajetória precária dos profissionais da educação, com ênfase na prática dos professores de Geografia nesse período.
Abstract
This article arises from the realization that the precariousness of the teaching class can affect the quality of geography teaching, suffering a worsening in the pandemic context. We sought to investigate the possible increase in what we call the professorial precariat in 2020 and 2021, with the pandemic, and to understand how this worsening took place. To this end, we carried out a descriptive research based on an assertive bibliography and on the application of a questionnaire with postgraduate geography teachers. In this work, we used authors relevant to the topic in addition to interviews that helped us to achieve our goals. Throughout this research, we tried to understand how the pandemic affected and further enhanced the precarious trajectory of education professionals, with an emphasis on the practice of Geography teachers in this period.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, COVID-19, Pandemia de, 2020-2023, Professores de geografia, Prática docente
Citação
VIANA, Lucas Kelvin Santoro Montenegro. O agravamento do precariado professoral na pandemia com êfase na prática dos professores de geografia nesse período. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




