O agravamento do precariado professoral na pandemia com êfase na prática dos professores de geografia nesse período

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo surge a partir da constatação que a precarização da classe docente pode afetar a qualidade do ensino de geografia, sofrendo um agravamento no contexto pandêmico. Buscou-se investigar o possível aumento do que chamamos de precariado professoral em 2020 e 2021, com a pandemia, e entender como se deu esse agravamento. Para tal, realizamos uma pesquisa descritiva baseada em uma bibliografia acertiva e na aplicação de um questionário com professores de geografia pós-graduandos. Neste trabalho, utilizamos autores relevantes ao tema além de entrevistas que nos auxiliaram a alcançar nossos objetivos. Ao longo dessa pesquisa, tentamos entender como a pandemia afetou e potencializou ainda mais a trajetória precária dos profissionais da educação, com ênfase na prática dos professores de Geografia nesse período.

Abstract

This article arises from the realization that the precariousness of the teaching class can affect the quality of geography teaching, suffering a worsening in the pandemic context. We sought to investigate the possible increase in what we call the professorial precariat in 2020 and 2021, with the pandemic, and to understand how this worsening took place. To this end, we carried out a descriptive research based on an assertive bibliography and on the application of a questionnaire with postgraduate geography teachers. In this work, we used authors relevant to the topic in addition to interviews that helped us to achieve our goals. Throughout this research, we tried to understand how the pandemic affected and further enhanced the precarious trajectory of education professionals, with an emphasis on the practice of Geography teachers in this period.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, COVID-19, Pandemia de, 2020-2023, Professores de geografia, Prática docente

Citação

VIANA, Lucas Kelvin Santoro Montenegro. O agravamento do precariado professoral na pandemia com êfase na prática dos professores de geografia nesse período. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0