A espacialidade docente: uma investigação sobre os elementos geográficos que ligam o professor à sua unidade escolar

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Este trabalho busca investigar, através de uma abordagem geográfica, os elementos que podem influenciar na construção da espacialidade de um corpo docente junto à sua escola. Neste intuito, sondou-se o perfil dos professores de duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro através da aplicação de questionários on-line com a intenção de investigar alguns aspectos acerca dos docentes. Aspectos de natureza espacial, questionando os locais de moradia e modais de transporte utilizados no deslocamento cotidiano para o trabalho. Aspectos de natureza funcional, quanto aos tipos de vínculos de trabalho e cargas horárias destes professores junto às escolas em questão. Ainda, aspectos referentes à apropriação pedagógica feita pelo professor dos espaços intra e extraescolares, bem como suas percepções sobre esses espaços. As respostas foram analisadas de forma qualitativa. Através da comparação entre os perfis dos docentes - identificados nas duas instituições escolares - e do diálogo com a literatura, buscou-se estabelecer quais elementos (e como) exercem maior ou menor influência na construção de uma espacialidade dos professores com suas unidades. Os resultados demonstraram que os docentes das duas escolas possuem diferenças significativas nos três aspectos examinados, apesar de em alguns pontos se assemelharem. Mostraram ainda que elementos de natureza espacial, especialmente os ligados aos espaços intraescolares e as relações que ali se desenvolvem, são os fatores de grande influência na permanência dos professores nestas instituições.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Geografia - Espacialidade, Formação docente, Professores - Condições sociais, Transporte - Aspectos sociais

Citação

GONÇALVES, Ulisses dos Santos. A espacialidade docente: uma investigação sobre os elementos geográficos que ligam o professor à sua unidade escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

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