O uso do Tiktok no ensino de geografia da África: uma proposta de instrumento avaliativo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O debate sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) como ferramentas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem vem se tornando mais relevante por conta das dificuldades de rendimento e desinteresse escolar encarados por diversos alunos diante do predomínio do sistema educacional tradicional. O artigo em questão busca analisar o uso da rede social TikTok como um instrumento avaliativo no ensino de geografia em que coloque o aluno como protagonista através de uma atividade de produção de conteúdo nessa plataforma. Foi elaborada uma proposta didática baseada em uma lista composta por personalidades negras do continente africano que se destacaram/destacam em diferentes áreas de atuação, como por exemplo na política, na ciência, na arte, na literatura e no esporte. Assim, espera-se que o trabalho permita aos alunos o desenvolvimento de diferentes habilidades ao utilizar as TDIC’s ao mesmo tempo que possibilite a construção de outras visões sobre as populações africanas para além dos estereótipos negativos reproduzidos.

Abstract

The debate on the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT’s) as pedagogical tools in the teaching-learning process has become more relevant due to performance difficulties and lack of interest in school faced by many students given the predominance of the traditional educational system. The paper in question seeks to analyze the use of the TikTok social network as an assessment tool in geography teaching in which the student is the protagonist through a content production activity on this platform. A didactic proposal was created from a list made up of black personalities from the African continent who stood out in different areas of activity, such as politics, science, art, literature and sports. Therefore, it is expected that the work will allow students to develop different skills in the use of DICT’s, at the same time as enabling the construction of other views about African populations beyond the negative stereotypes reproduced.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, África, Tecnologias da informação e comunicação, Avaliação da aprendizagem

Citação

FELIPPE, Ana Carolina de Souza. O uso do Tiktok no ensino de geografia da África: uma proposta de instrumento avaliativo. 2023. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0