Ensino camuflado: a educação cívico-militar no Brasil
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O objetivo deste artigo é entender e analisar o surgimento das escolas cívico militares e como elas se distribuem pelo espaço fluminense a partir da rede estadual de ensino. Essas escolas surgem a partir de um aumento consistente dos movimentos de direita/extrema direita, no Brasil. Com a vitória do candidato Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 e como consequência a implementação de um programa de extrema direita, o decreto que dá origem ao programa de fomento às escolas cívico-militares faz parte de um projeto de país. Esse decreto tem como objetivo, por meio de parcerias e financiamento junto às unidades estaduais e municipais, aproximar escolas destes entes da federação, do modelo de escola militar já existentes no governo federal. Entretanto este projeto vai ao encontro de um desejo de parte da sociedade por aumento do conservadorismo ou até mesmo, reacionarismo. Por fim, essas escolas possuem uma distribuição pelo espaço fluminense seguindo um padrão em que a maioria das escolas se encontra fora da região metropolitana e em cidades de menor nível de renda.
Abstract
The objective of this article is to understand and analyze the emergence of civic military schools and how they are distributed throughout Rio de Janeiro based on the state education network. These schools arise from a consistent increase in right-wing/extreme-right movements in Brazil. With the victory of candidate Jair Bolsonaro in the 2018 elections and as a consequence the implementation of an extreme right-wing program, the decree that gives rise to the program to promote civic-military schools is part of a country project. This decree aims, through partnerships and financing with state and municipal units, to bring schools from these entities of the federation closer to the military school model that already exists in the federal government. However, this project meets a desire on the part of society for increased conservatism or even reactionaryism. Finally, these schools are distributed throughout Rio de Janeiro following a pattern in which the majority of schools are located outside the metropolitan region and in cities with lower income levels.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Educação militar, Conservadorismo, Direita e esquerda (Ciência Política), Escolas públicas - Rio de Janeiro (RJ)
Citação
PEDERNEIRA, Eduardo Lopes. Ensino camuflado: a educação cívico-militar no Brasil. 2024. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
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