Imaginações e experimentações artísticas a partir de ilustrações de um clássico infantil
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Desde seu princípio, a humanidade tem produzido imagens que, através do tempo, ficam guardadas numa espécie de memória coletiva. Esta pesquisa se desenvolve a partir de uma abordagem transdisciplinar entre Artes Visuais, Literatura e Educação. Seu fio condutor gira em torno dos questionamentos e inspirações que surgiram no decorrer de vivências, apreciações e contribuições de imagens da literatura infantil e de obras de arte que forjam o imaginário humano. Assim, este estudo se apresenta como um relato de experiência de uma prática docente a partir da análise de como a leitura das ilustrações presentes em diferentes versões do conto Chapeuzinho Vermelho, clássico da literatura infantil, pode estimular a imaginação e a criação de novos sentidos de mundo. Com efeito, veremos como a relação entre a imagem e a linguagem verbal das histórias que lemos, ouvimos ou assistimos nos fazem refletir sobre nossas vidas e sobre nosso entorno, de modo que as ilustrações e os processos de produção delas derivados no interior das aulas de Artes Visuais numa escola de Educação Básica podem emergir como promotoras de experiências visuais e propulsoras do desenvolvimento cognitivo, criativo e crítico.
Abstract
Since the beginning, humanity has been concerned about producing images through the ages. These images stay in our memory in a kind of collective memory. This research has been developed with an approach transdisciplinary between art, children literature and education. This study is centre on inquiries and inspirations that emerged along experiences, appreciations and contributions of images combined with children's literature and works of art that lead our human imaginary. This text is presented as an experience report based on the analysis of how the reading of images presents on differents versions of the Little red riding hood story, a classic children's literature, can sharpen the power of imagination and create new meanings in the world. Based on this, we will see how the relationship between the imagination and the verbal language of the stories we read, listen or watch makes us reflect about our lives and around us, in a way that illustrations and their producing process arising from Visual Arts classes in a elementary school can emerge as a promoter of visual experiences and a driver of cognitive, creativity and critic development.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Literatura infantil, Educação básica
Citação
GUIDA, Isabele Mateus da Silva. Imaginações e experimentações artísticas a partir de ilustrações de um clássico infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




